Pesquisar neste blogue

Portugal com mais 1 morte, 470 casos positivos e 545 pessoas recuperadas da Covid-19 nas últimas 24H | Doentes internados em queda

O boletim epidemiológico de quinta-feira dia 29 de Abril de 2021, emitido pela DGS, indica-nos que, mais 470 testaram positivo, com mais 1 óbito a lamentar. Recuperaram 545 pessoas da infeção por Covid-19 nas últimas 24H. O número de doentes internados voltou a descer e as pessoas em vigilância ativa diminuíram, com a taxa de incidência a manter-se em 1,00 estando ainda na zona verde de transmissibilidade.

DR


Os dados da DGS referentes às últimas 24H em Portugal, revelam que o número de pessoas infetadas pelo vírus desceu face ao dia anterior.

O número de pessoas que recuperou da infeção pelo vírus foi superior ao número de pessoas infetadas, fazendo com que os casos ativos tenham diminuído.
Foi registado 1 óbito por Covid-19, a lamentar.
Já as pessoas a necessitar de cuidados hospitalares voltaram a ser menos, mas os doentes que estão em cuidados intensivos, aumentaram.
O índice de contágio (Rt) está em 1,00 no Continente, e em 1,00 a nível Nacional.
A taxa de incidência no Continente situa-se nos 66,5 casos de infeção por 100.000 habitantes, estando a mesma em 69,3 casos de infeção a nível Nacional.

Powered by FeedBurner

Entrámos na 3.ª fase de desconfinamento, ainda dentro de um Estado de Emergência Nacional que termina na próxima sexta-feira dia 30 de abril, onde mais comércio e serviços reabriram portas, mais estabelecimentos comerciais podem ter mais clientes, os restantes alunos do secundário e universitário regressaram às aulas presencias, pelo que todas as precauções com o vírus devem de ser tomadas, pois o mesmo ainda não desapareceu, não existe imunidade de grupo, sob pena de a melhor situação que agora se vive, poderá desaparecer e termos de voltar a um confinamento geral, que nada nos trará de volta, além de que a pessoa infetada pelo vírus poderá não conseguir recuperar, com em muitos casos que assistimos e não se sabe o que o mesmo provocará nas pessoas a longo prazo.
Evite situações de que não necessite sair de casa e quando tem de sair mantenha todas as precauções de proteção existentes contra o vírus, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.

Quanto aos números da pandemia em traços gerais são os seguintes:

O País chega a um total acumulado de 836.033 casos positivos, com os 470 casos confirmados nas últimas 24H;
A região do Norte absorveu 44% dos casos registados no dia de ontem;
Recuperam 545 pessoas da infeção, atingindo um total de 795.326 pessoas recuperadas do vírus Covid-19.
Foi registado mais óbito a lamentar, estando com um total de 16.974 mortes devido à pandemia;
São menos 76 as pessoas ativas com o vírus em Portugal, estando com um total  23.733 pessoas.
Saíram da vigilância ativa 397 pessoas, estando agora em contato com as autoridades locais de saúde, 24.315 pessoas.

De seguida apresenta-se um gráfico evolutivo (Parcial) dos casos positivos confirmados no País:



Relativamente aos óbitos ocorridos em Portugal, a região de Lisboa e Vale do Tejo é onde foram mais registados com um total de 7.193 (), seguindo-se a região Norte com 5.340 (+3), depois a região Centro com 3.014 (), a seguir a região do Alentejo com 971 (+1), depois a região Sul com 357 (), segue-se o arquipélago da Madeira com 68 (-) e por fim os Açores com 31 (-).

A taxa de letalidade global situa-se nos 2,05% e a taxa de letalidade acima dos 80 anos está em 34,3%, sendo neste grupo etária onde está a maior concentração do número de óbitos com 75% do total de mortes por Covid-19 a nível Nacional.

Pode confirmar no gráfico seguinte a evolução (parcial) do número diário de óbitos e a sua evolução a nível nacional:


Relativamente a doentes que estão a necessitar de cuidados hospitalares em todo o país verificamos que estão 324 (-8) pessoas em enfermarias Covid-19, destas estão 89 (+1) em Unidades de Cuidados Intensivos, dados que revelam uma diminuição de camas ocupadas nos Hospitais para ser feito tratamentos pelos profissionais de saúde.

De seguida pode verificar um gráfico dos dados gerais nacionais anteriormente referenciados:


Quadro dados nacionais


Nota informativa: Todos os dados reportados, são facultados na página da DGS, ou em páginas dos municípios, reservando-se aos mesmos os seus direitos e passagem de informação no blogue.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.

Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.

A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • tensão e dores musculares
  • dores de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Texto: PJCruz - MD/ANF
Gráficos: PJ Cruz

Comentários