Pesquisar neste blogue

GREVE | TRABALHADORES DO ESTADO EM GREVE A 14 E 15 DE FEVEREIRO EM LUTA POR AUMENTO DE SALÁRIOS CONGELADOS DESDE 2009 | MÉDICOS UNEM-SE A ESTA LUTA

O SINTAP - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, emitiu um pré-aviso de greve para os dias 14 e 15 de Fevereiro tendo em vista a organização de uma grande jornada de luta que pretende inverter a trajectória de perda de poder de compra, levando o Governo a abandonar a política de baixos salários, enveredando por políticas de emprego que valorizem e dignifiquem os salários e as carreiras de todos os trabalhadores. A esta greve juntam-se também a Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.




Esta Greve, segundo o SINTAP, serve ainda para demonstrar a “exigência de políticas concretas de valorização dos trabalhadores da Administração Pública, reconhecendo a sua importância e mobilização para a existência de serviços públicos de qualidade ao serviço dos portugueses”.

Os serviços que deverão ter um impacto com maior visibilidade serão os sectores da saúde, educação, finanças e autarquias locais, podendo levar ao encerramento de escolas e deixar o lixo por recolher.

A este greve juntam-se também os médicos e os enfermeiros com os mesmos propósitos que emergem no sector tão essencial que é os cuidados de Saúde em Portugal

Na base do protesto, que envolve sindicatos da CGTP e da UGT, está o facto de o Governo prolongar o congelamento salarial por mais um ano, limitando-se a aumentar o nível remuneratório mais baixa da administração pública, de 580 para 635,07 euros, na sequência do aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros. 

A CGTP emitiu também um pré-aviso de greve para 15 de Fevereiro.

Já a UGT comunicou que vai realizar dois dias de greve, a 14 e a 15 de Fevereiro.

Qualquer trabalhador que seja afecto a serviços da função publica poderá fazer greve em um ou dois dias, consoante o seu protesto, seja ou não filiado em algum dos sindicatos que emitiram este aviso.

Todos os serviços mínimos decretados pelas entidades patronais e constantes na lei em vigor serão assegurados pelos trabalhadores em funções.

O pré-aviso da UGT que inclui o dia 14 de Fevereiro irá possibilitar a deslocação e a presença de dirigentes, delegados e activistas sindicais defronte do Ministério das Finanças, em Lisboa, a partir das 15 horas, numa acção que culminará na entrega de uma carta dirigida a Mário Centeno e na qual o SINTAP expressará o seu descontentamento e as reivindicações que pretende ver satisfeitas no curto-médio prazo.
Com esta Greve, os sindicatos reivindicam aumentos salariais para todos os trabalhadores, colocando um ponto final no congelamento salarial que continua a afectar a vasta maioria dos trabalhadores da Administração Pública e das Entidades com Fins Públicos; actualização do subsídio de refeição e das ajudas de custo, respeito pela avaliação de desempenho, nomeadamente através da contagem de todos os pontos e de todo o tempo de serviço de todos os trabalhadores para efeitos de progressão nas carreiras, entre muitas outras reivindicações.
--
--

Comentários