Pesquisar neste blogue

Embate entre Alfa pendular e máquina de conservação faz 2 mortos 6 feridos graves e vários feridos ligeiros na linha do norte em Soure

Pjcruz-ANF 18:30''
O embate de um comboio Alfa Pendular que embateu numa máquina de conservação de linhas que se encontrava na mesma via onde este circulava, na linha do norte, em Soure no Distrito de Coimbra, já fez 2 vitimas mortais, 6 feridos graves e 19 feridos ligeiros, circulando neste cerca de 212 passageiros. O Alerta foi dado pelas 15:30 horas desta Sexta-feira 31 de Julho.

Foto: Paulo Cunha/Lusa


Um comboio Alfa Pendular embateu numa máquina de conservação de linhas que operava na linha do norte, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, com o alerta a ser dado por volta das 15:30 horas desta Sexta-feira dia 31 de Julho.

Deste trágico acidente ferroviário, há a lamentar 2 vitimas mortais, que operavam na máquina de conservação, 6 feridos graves e 19 feridos ligeiros, que circulavam no comboio mais moderno e que atinge maior velocidade da CP.

No alfa pendular circulavam 212 passageiros, sendo o maquinista deste comboio, o ferido que inspira mais cuidados pelos profissionais de saúde.

Foi montado um Hospital de campanha num pavilhão do município de Soure, para atender todos os passageiros que circulavam no Alfa Pendular

Os vários feridos, foram evacuados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), para po Hospital Pediátrico e para o Hospital da Figueira da Foz.

O Alfa Pendular seguia no sentido Sul-Norte, tendo saído de Santa Apolónia por volta das  14:00 horas e o destino final era Braga.

Os passageiros que escaparão ilesos a este embate e que queriam chegar ao seu destino mais rápido, foram transportados até á estação de Alfarelos, onde restabeleceram a sua viagem.

Foto: Paulo Cunha/Lusa


De acordo com a Protecção civil para o local foram foram accionadas 5 viaturas médicas de emergência de reanimação (VMER), 2 ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV), 2 helicópteros, 2 unidades móveis de intervenção psicológica de emergência, assim como 2 viaturas de intervenção em catástrofe e várias ambulâncias dos bombeiros locais, envolvendo 176 meios humanos, apoiados por 69 viaturas e 2 meios aéreos.

Em comunicado conjunto, a CP e a Infraestruturas de Portugal (IP) lamentaram, entretanto, a ocorrência do acidente.

Também já o Presidente da Republica apresentou as suas condolências ás familias por este trágico acidente e o ministro das infraestruturas indicou que, já foi aberto um inquérito para apurar os factos que causaram a origem de este trágico acidente.

---
---


Comentários