Rede de Saneamento básico em Abrantes gera polémica entre vereadores do BE-PSD e Presidente em sessão camarária

Pjcruz-ANF 22:30''
A última sessão quinzenal do executivo da Câmara Municipal de Abrantes, gerou polémica em torno de uma questão levantada pelo vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, sobre a rede de saneamento básico do concelho, "estalando o verniz", entre o mesmo, o vereador da oposição eleito pelo PSD e o Presidente de Câmara (PS), sendo o mesmo ameaçado de sofrer uma queixa no ministério público se não justificar, as afirmações politicas apresentadas naquela sessão.

DR

Uma pergunta do vereador da oposição, eleito pelo Bloco de Esquerda, na última sessão camarária do Executivo do Município de Abrantes realizado a 01 de Setembro, sobre a rede de saneamento básico do concelho, mais propriamente na localidade de Vale de Zebrinho, "fez estalar o verniz" entre o Presidente, eleito pelo PS, o vereador da oposição eleito pelo PSD e o autor da questão.

A mesma prendia-se com o facto de que, consta no programa eleitoral do PS, o finalizar da rede de saneamento no concelho, que cobre actualmente cerca de 97%, e prometido a sua finalização e a questão do vereador do BE era, se este executivo tinha desistido de complementar a rede na localidade de Vale de Zebrinho.

A questão acabou por ficar sem resposta por parte do município, pois quanto à rede publica nada se disse, mas sim que a mesma estava complementada pela rede privada, onde os munícipes tinham direito a fazer a limpeza das suas fossas sépticas, contactando os serviços camarários, estes que são executados por uma empresa contratada pelo município para o efeito.

Retorquiu o vereador do BE, questionando o presidente que, segundo o edital de serviços prestados, o munícipe, após a 3.ª limpeza terá de pagar este serviço.

O presidente responde que segundo sabe a empresa contratada não cobra esse serviço na 4.ª ou na 5.ª intervenção para o efeito, existindo um acordo para o efeito e pedindo ao vereador que lhe apresentasse nomes, de quem já tinha pago esse serviço após a 3.ª limpeza.

O vereador do BE, esclareceu que tal não vem mencionado no referido edital e numa intervenção politica, deu um caso do seu conhecimento, através de uma eleita local de uma freguesia do concelho, que havia cidadãos de uma localidade, que fariam descargas para uma ribeira, talvez por dificuldades económicas e por desconhecimento do acordo, não expresso em edital.

Intervém o presidente, pedindo ao vereador do BE, que devia denunciar esses "prevaricadores", por diz tratar-se de um atentado público ao meio ambiente e que os mesmos não deviam ficar impunes.

Pede a palavra o vereador eleito pelo PSD, afirmado que, se se trata de um crime ambiental, o vereador eleito pelo BE, deverá apresentar "nomes", denunciando-os e que, se não o fizer na próxima sessão camarária (15 Setembro), irá pedir uma certidão da acta dessa sessão, e irá apresentá-la ao ministério público.

Considerou-se o vereador do BE ameaçado pelo mesmo, numa intervenção politica, onde o que se pretendia inicialmente, ficou sem resposta, que era o de saber sobre a finalização da rede de saneamento básico pública numa localidade do concelho, que segundo os critérios camarários está a ser substituída por uma fossa séptica privada.

Ficando a intimidação do vereador do PSD, sobre o vereador do BE, ambos da oposição, veremos o desenlace da situação na próxima sessão do executivo camarário do Município de Abrantes.

Veja o video da última sessão da CM-Abrantes, publicado na sua página de uma rede social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOTÍCIAS | Despiste de Motociclo fez uma vitima mortal em Casal do Pereiro (Bemposta) no concelho de Abrantes

FUTEBOL | Liga Inatel Santarém - Equipas do SC Barrosense e do Juv. Figueirense foram suspensas até final da temporada

Polícia Judiciária deteve em Abrantes homem de 35 anos por crimes sexuais contra crianças