Sobe para 80 o número de pessoas infetadas relacionadas com o Lar do Centro Social do Pego (Abrantes)
Subiu para 80, o número de pessoas infetadas, no Lar do Centro Social do Pego, no concelho de Abrantes. Foram mais 31 os testes positivos, conhecidos esta Quinta-feira, após já serem conhecidos 47 pessoas infetadas pela Covid-19. De acordo com as autoridades locais de saúde, este surto está contido no Lar, não havendo nenhum caso conhecido na comunidade circundante.
![]() |
DR |
Após o conhecimento de 3 casos positivos no Lar do Centro Social do Pego, no concelho de Abrantes a 26 de Outubro, foi desencadeado o mecanismo de testagem a todos os restantes funcionários e utentes desta valência, chegando-se depois a um total de 37 pessoas infetadas, dois dias depois do surgimento dos primeiros casos.
A 29 de Outubro, subiu para 40, o número de pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, elevando para 47, na passada Segunda-feira.
Hoje foram conhecidos mais 31 casos positivos entre utentes e funcionários deste Lar do Centro Social do Pego, sendo que os positivos se encontram em confinamento numa ala desta instituição e os colaboradores a recuperar nos seus domicílios.
Os casos positivos são agora detetados, numa medida aplicada para contenção deste surto, de testagem, quase diária, a todos os restantes utentes e funcionários que vão dando resultado negativo, mas ao longo dos dias, vai-se verificando que, o numero de pessoas infetadas é cada vez maior, chegando agora a um total de 80 casos positivos, num de total de 136, entre utentes e funcionários.
Devido a esta situação pandémica e de um surto generalizado, tem existido a dificuldade de manter o bom funcionamento desta estrutura, pelo que a segurança social, colocou ao serviço do lar, 5 pessoas da brigada de intervenção criada para o efeito e para substituir, os elementos infetados, que colaboram nos lares da região.
De referir que agregado a esta instituição, funciona, um centro de dia e uma creche, não se verificando qualquer infeção nestas valências e estão a ser tomadas todas as medidas de precaução para o efeito preventivo.
Também na comunidade envolvente, não existe conhecimento de qualquer caso positivo, o que restringe ao lar o controle do surto localmente.
Estão assim confirmados 80 casos positivos, sendo 36 utentes, num universo de 65 no seu total e 44 funcionários dos 71 que colaboram neste lar.
O mecanismo de testagem, será novamente feito aos restantes funcionários e utentes que estão negativos, sobrando um total de 56 pessoas.
De todos os doentes infetados, 80, apenas um utente se encontra em tratamento hospitalar, com as restantes a estarem assintomáticos e a recuperar, tanto no lar (utentes), e nos seus domicílios (funcionários).
PJCruz ANF-MAF
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.