Pesquisar neste blogue

Portugal com forte subida de novos doentes infetados foram 6.049 novos casos e 79 óbitos a lamentar de Covid-19 | Recuperaram 3.222 pessoas da infeção

Saúde | O boletim epidemiológico da DGS de 30 de Dezembro revela que, Portugal registou uma forte subida do número de novos casos positivos com mais 6.049 novos doentes infetados nas últimas 24 horas. A lamentar a ocorrência de mais 79 mortes por Covid-19. Por outro lado recuperaram mais 3.222 pessoas da infeção pelo vírus e diminuiu o número de doentes internados para 2.896, destes 487 em cuidados intensivos. 

DR

O número de doentes infetados teve uma forte subida nas últimas 24 horas, e Foi ultrapassada a barreira dos 400 mil casos positivos de SARS-COV-2.por outro lado a vacina começou a ser alargada a outros hospitais do país onde é administrada a alguns profissionais de saúde do País.

Os dados apresentados pela DGS nas últimas 24 horas em Portugal revelam que: Estamos em estado de emergência. Está em vigor o estado de emergência com medidas que se vão prolongar até dia 7 de Janeiro de 2021, quando será feita nova avaliação do estado de contágio da pandemia Covid-19 no País. Não devemos descurar as medidas governamentais preconizadas, e ainda respeitar as diretrizes da DGS. A toma da vacina em Portugal, começou a ser alargada a outros hospitais do País para uma parte dos profissionais de saúde, continuando na próxima Terça-feira.
  • No total acumulado são: 406.051 casos positivos confirmados, com os 6.049 doentes confirmados nas últimas 24 horas;
  • Foram 3.222 os doentes recuperados da infeção pelo vírus, somando agora um total de 331.016;
  • São mais 2.748 doentes infetados, na relação entre positivos e recuperados, estando assim 68.205 doentes ainda ativos pela infeção do SARS-COV-2;
  • A região do Norte voltou a ter mais casos do que as restantes regiões do país com cerca de 32% dos casos positivos;
  • Voltou-se a ter o registo de mais 79 óbitos a lamentar, nas últimas 24 horas, passando a um total de 6.830, por Covid-19;
  • Em vigilância ativa existiu uma diminuição menos 51 pessoas, são agora 91.090 que estão em contacto com as autoridades de saúde.


A taxa de letalidade global é de 1.55% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 9.7%, sendo neste grupo etário que existe a maior concentração do número de com 87% dos mesmos. 

Num total nacional de 6.830 mortes por covid-19 a lamentar, o Norte regista o maior número de óbitos, 3.157 (+31), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo com 2.377 (+25), a região Centro com 980 (+12), o Alentejo soma 211 (+9), Sul com 71 (+2), os Açores com 22 (=) e a Madeira com 12 (=).


Estão internados em unidades hospitalares do país: 2.896 (-34) doentes, dos quais 487 (+1) estão em unidades de cuidados intensivos, dados que revelam uma diminuição de doentes a precisar de atenções dos profissionais de saúde diferenciados e um aumento do número de pacientes a necessitar de cuidados mais específicos.

---

Quadro de dados acumulados nacionais por região:


Nota de redação: Todos os dados reportados, são facultados na página da DGS, ou em páginas dos municípios, reservando-se aos mesmos os seus direitos e passagem de informação no blogue.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.

Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.

A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
Sintomas menos comuns:
tensão e dores musculares
dores de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

PJCruz ANF-MAF




Comentários