Portugal tomba nos quartos após derrota (1-0) com a Bélgica no EURO2020

A defesa do titulo Europeu, alcançado em 2016, caíu de pé após a derrota deste domingo em Sevilha por 1-0, em jogos dos Oitavos-de-final do EURO2020 frente à formação da Bélgica, com de Hazard ainda no primeiro tempo. Portugal ainda tentou até final, mas a bola teimou em não entrar na baliza da seleção belga.

DR

Portugal fica pelos oitavos de final do Euro2020, após a derrota com a Bélgica por 1-0, em Sevilha. O golo belga foi apontado já perto do final do primeiro tempo, por intermédio de Thorgan Hazard, aos 42' , tendo agora como adversários os Italianos, nos quartas-de-final da prova.

A seleção portuguesa, teve ainda várias oportunidades para empatar a partida, depois das entradas de João Félix, Bruno Fernandes e de André Silva, mas a sorte não caiu para o lado do ainda campeão europeu em titulo, a favor dos lideres do ranking FIFA.

O selecionador, Fernando Santos fez duas mexidas no onze em relação ao jogo anterior, com as entradas de Diogo Dalot, em detrimento de Nélson Semedo e de João Palhinha, no lugar de Danilo Já os Belgas alinharam de inicio com os manos Hazard e, com uma defesa a três, com Thomas Vermaelen, no eixo.

O primeiro lance de perigo no jogo foi para Portugal, ao minuto 6', com Renato Sanches a abrir na esquerda, numa transição rápida, a bola chega a Diogo Jota que remata cruzado, mas a bola passou longe da baliza de Courtois.

Os Belgas começaram a subir no terreno com o avançar do encontro, mas a defesa portuguesa foi tapando as investidas destes. No entanto, a formação lusa tentava arriscar mais no ataque, pelos corredores laterais os belgas mostravam fragilidades, mas sem produzido efeito.

Aos 25', Ronaldo tentou a sorte de livre em posição frontal, mas o remate saiu à figura de Courtois, que afastou com os punhos. A Bélgica só conseguiu responder aos 37 minutos, num contra-ataque perigoso de Lukaku, que conseguiu resistir à pressão de Palhinha até ser desarmado por Dalot. No seguimento da jogada, Thomas Meunier atira, de trivela, com a bola a sair ao lado da baliza de Rui Patrício.

Já perto do intervalo, no primeiro remate dos belgas à baliza portuguesa, Thorgan Hazard teve espaço, do lado direito da defensiva portuguesa, e à entrada da área disfere um potente remate, com a bola a ganhar uma trajetória traiçoeira em S já perto de Rui Patrício e faz 1-0 para a Bélgica, resultado, este com que chegou o intervalo e no fim que deu a vitória á sua seleção.

No reatamento, com poucos minutos de jogo, a Bélgica, sofreu uma baixa de peso, com a lesão de Kevin De Bruyne, após disputa do lance com João Palhinha, dando o seu lugar a Dries Mertens. Portugal aproveitou também para mexer no xadrez, com as entradas de João Félix e de Bruno Fernandes, saindo João Moutinho e Bernardo Silva.

O tempo foi passando e a Bélgica em vantagem no marcador, deu a iniciativa de jogo a Portugal, que esteve muito perto do empate aos minuto 58', numa boa jogada de Ronaldo pelo lado direito, endossando a bola para Diogo Jota, já perto da marca de penalty rodou já em esforço e rematou por cima da barra da baliza belga. Os Belgas apenas em contra-ataque conseguiam responder e ao minuto 63' a bola a chegar até Lukaku, que rematou com perigo, mas por cima da baliza de Rui Patrício.

Fernando Santos, mexe novamente na parte ofensiva de Portugal, com o lançamento de André Silva, no lugar de Diogo Jota, deixando Ronaldo mais próximo do flanco esquerdo e João Félix pela direita. As constantes paragens do jogo não foram benéficas para Portugal que, ainda assim, tentou de tudo para chegar ao empate: Rúben Dias cabeceou para uma grande defesa de Courtois e depois foi Raphael Guerreiro de pé direito já no interior da área a atirar ao poste, na melhor ocasião de golo da seleção Portuguesa em todo o jogo.

Mas a noite não era dos portugueses e tivemos de vir para casa mais cedo, do que o mister Fernando Santos tanto alvejou e ansiava, tal como todos nós.

Texto: PJCruz - MD/ANF

Comentários