Pesquisar neste blogue

Tempo | IPMA prevê novo agravamento do tempo a partir da madrugada desta terça-feira com aviso amarelo

A Proteção Civil alertou, este domingo, para o agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para "precipitação persistente, vento e agitação marítima".

d.r.

Esses aguaceiros vão intensificar-se a partir das 22h e prolongar-se durante toda a madrugada. Segundo o IPMA, a partir das 5h da manhã há também possibilidade de trovoada e a chuva deverá prolongar-se durante a manhã de terça-feira.

O Norte do país prevê-se que seja o mais afetado. 
Face a esta previsão de precipitação forte na região Norte e Centro, onde está incluída também a região de Lisboa e Vale do Tejo, foram emitidos avisos para cheia para a bacia hidrográfica do Minho, sendo as áreas de maior risco Caminha, Monção e Valença, a Bacia Hidrográfica do Lima no rio Vez, as bacias hidrográficas do Cávado, Ave, Douro, Vouga e Mondego. Face também a esta previsão de precipitação intensa, a bacia hidrográfica do Tejo, Sado, Guadiana e Ribeiras do Algarve poderão ter uma situação mais crítica, mas apenas no dia 20", explicou no domingo André Fernandes, comandante nacional da Proteção Civil.

A forte precipitação pode, assim, levar a "cheias nos rios, mas acima de tudo daquilo que são as inundações em meio urbano".

As chuvas intensas e persistentes que caíram em dias de semanas anteriores, com particular impacto na Área Metropolitana de Lisboa e no Alentejo, deixaram dezenas de desalojados, estradas cortadas e prejuízos de milhões de euros, havendo ainda uma vítima mortal a registar.

PJCruz - ANF/MAF/FFA; abrantesnafrenteblog@gmail.com; https://wa.me/351933961134

Comentários