Sporting de Tomar conquista pela primeira vez a Taça de Portugal em Hóquei em Patins após vencer na final o Sporting CP no desempate por grandes penalidades

A equipa de Hóquei em Patins do Sporting de Tomar conquistou pela primeira a Taça de Portugal da modalidade, ao vencer na final, no desempate por grandes penalidades a formação do Sporting CP. Um enorme feito para o Hóquei em Patins da região. O jogo terminou empatado a 5-5, com os Nabantinos a serem mais fortes nos pênaltis. Pelo caminho o SC Tomar já tinha eliminado o FC Porto.

FOTO: FPP

O Sporting Clube de Tomar conquistou este domingo, 30 de abril de 2023, pela primeira vez a Taça de Portugal em Hóquei em Patins, nos seus já longínquos 108 anos de história. Os comandados pelo técnico Nuno Lopes venceram na final o Sporting CP no desempate por grandes penalidades (3-1), após o empate a 5-5 no final do prolongamento.

A prova disputada no Pavilhão Municipal de Tomar que estava completamente cheio ( cerca de 800 pessoas), o Sporting CP até entrou melhor  no jogo, com mais posse de bola e mais acutilante no ataque, abrindo o ativo por Nolito Romero, aos 9', com um forte remate de meia distância, fazendo 0-1.

Os Nabantinos entraram de seguida no jogo e na transformação de uma grande penalidade por Lucas Honório, foi restabelecida a igualdade a 1-1, acordando os muitos adeptos tomarenses, naturalmente em maioria. 

A quatro minutos do fim da 1ª parte, Pedro Martins patinou por trás da baliza e colocou a bola ao 2º poste, surpreendendo o Guarda redes Zé Diogo, fazendo 2-1 para os tomarenses, e com este resultado chegou o intervalo.

Na metade o Sporting de Tomar teve um melhor arranque e ao minuto 26' chega a 3-1 por intermédio do argentino Franco Ferruccio.

O Sporting CP reagiu logo minuto seguinte á desvantagem de 2 golos, estes que não puderam contar nesta final com o guarda redes internacional Ângelo Girão e João Souto (ambos por suspensão) e ainda sem Alessandro Verona (lesão no adutor), foi Matías Platero que reduziu a diferença para 3-2.

Os leões chegaram ao empate 3-3, após recarga de Nolito a um primeiro livre direto defendido por António Marante.

O público presente estava a vibrar com a emoção desta final, quando o Sporting CP chega á vantagem 3-4, após um desvio subtil de Toni Perez na cara do Guarda redes do Sporting de Tomar.

Até final do jogo, Ferran Font e Nolito desperdiçaram cada um livres diretos para o Sporting, tal como Tomás Moreira, defesa do emblema tomarense, a 1’42s do fim. 

Faltava apenas 49 segundos, o Sporting de Tomar dispõe de novo livre direto, com Tomás Moreira a levar o jogo para prolongamento, após fazer o 4-4.

No prolongamento, num ambiente ensurdecedor, Nolito completou o hat-trick com um remate da meia distância, ainda na 1ª parte do prolongamento., estabelecendo o 4-5 para os Leões.

Na segunda metade do prolongamento a 2'40s do final, o Sporting de Tomar dispõe de nova grande penalidade, com Lucas Honório numa primeira tentativa a permitir a defesa a Zé Diogo, mas na recarga estabelece o 5-5, não mais se alterando o score até final, e o jogo segue para o desempate por marcação de grandes penalidades.

Na execução das grandes penalidades, Tomás Moreira, Guilherme Silva e Filipe Almeida conseguiram converter para o Sporting de Tomar e apenas Henrique Magalhães conseguiu marcar para o Sporting CP, ficando o resultado final em 8-6, vencendo assim os Nabantinos pela 1.ª vez na sua história a Taça de Portugal de Hóquei em Patins.


Fonte: FPP
PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com;
--
--


Comentários