Cinco Distritos serão afetados nos próximos dias por Chuvas Fortes, Trovoada e queda de Granizo
Na quinta-feira, 14 de novembro, a gota fria transformar-se-á numa depressão fria isolada basicamente devido ao facto de que, nesse dia, ao circular de forma retrógrada para oeste, entre o Golfo de Cádiz e o Cabo de São Vicente, produzirá uma baixa com reflexo à superfície.
![]() |
O céu continuará muito nublado e, devido à provável trajetória e posição da depressão, os aguaceiros serão mais frequentes e intensos nas regiões Centro e Sul, especialmente nos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Leiria. Existirá, novamente, risco de trovoada nos locais supracitados.
O vento manter-se-á dominante do quadrante Leste. Devido à movimentação da depressão para oeste e por se posicionar a sudoeste de Portugal continental, o ar mais ameno das latitudes meridionais será transportado, provocando uma subida da temperatura na nossa geografia, sobretudo nas Regiões Norte e Centro.
Sexta e sábado, os dias mais críticos da depressão fria isolada no Algarve e noutras zonas
Devido ao carácter estacionário da depressão fria isolada, os aguaceiros terão tendência a concentrar-se com mais intensidade e frequência nas mesmas regiões na sexta-feira (15) e no sábado, 16 de novembro.
Para sexta-feira (15) os mapas de referência da Meteored sugerem que os distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Portalegre, Castelo Branco e Guarda serão os mais afetados pela precipitação, que poderá ser ocasionalmente de granizo e acompanhada de trovoada.
Poderá chover noutros locais do país, mas sempre com menor intensidade, probabilidade e abundância. Ainda na sexta (15) o vento continuará a soprar de Leste e prevê-se, de novo, subida das temperaturas, especialmente das mínimas.
Textos: meteored
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.