SAÚDE | Urgências de Tomar e Torres Novas sofrem alterações horárias | Urgência de Abrantes mantém 24 horas

Pjcruz-ANF 13:00''

Devido a se estar à espera de uma maior afluência de doentes infectados pelo Covid-19, o Horário das Urgências do Hospital de Tomar e de Torres Novas, vão sofrer alterações, encerrando no período nocturno (00:00/08:00 Horas), excepto a urgência pediátrica e obstétrica em Torres Novas. A Urgência médico-cirúrgica do Hospital de Abrantes estará aberta 24 sob 24 horas.


Foto: CHMT - DR
Em comunicado o CHMT - Centro Hospitalar do Médio Tejo, que engloba os Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, informa que o horário dos seus serviços de urgência vão sofrer alterações, pode consultar noticia integral carregando aqui, devido a estar à espera de uma maior afluência de casos de doentes com o vírus covid-19, e de ser necessário harmonizar nos diferentes serviços, os profissionais de saúde que continuam a laborar no combate a esta pandemia e também em todas as outras situações de saúde que se apresentam nestes serviços, sendo necessário, reforçar a capacidade de rotação das várias equipas.

Decorrente desta necessidade de alocar recursos humanos nos termos acima referidos, decidiu o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, em articulação estreita com os responsáveis municipais da Região, alterar os horários de funcionamento dos dois Serviços de Urgência Básica, encerrando os mesmos nos períodos noturnos, entre as 24h00 e as 08h00, encerrando a admissão de doentes a essas mesmas Urgências Básicas às 21h00.
Estes novos horários entrarão em funcionamento no dia 5 de Abril, próximo domingo.

Os utentes que necessitem de recorrer ao Serviço de Urgência do CHMT, EPE, entre a 00h00 e as 08h00, devem dirigir-se ao Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica.

O encerramento noturno dos dois Serviços de Urgência Básica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE não compromete a assistência à população, uma vez que se mantêm em funcionamento, 24h00 sobre 24h00, o Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, o Serviço de Urgência Pediátrica e o serviço de Urgência de Obstetrícia.

Importa realçar que no último mês de março o acesso da população aos serviços de urgência diminui de forma muito expressiva.
Comparativamente ao mês de março do ano de 2019, no mês de março de 2020 houve menos 4.554 atendimentos de doentes na totalidade das urgências no CHMT, EPE.

Apesar do decréscimo de atendimentos também na Urgência Pediátrica do CHMT, EPE, com menos 1.325 atendimentos em março de 2020, face março de 2019, o Conselho de Administração mantém o funcionamento desta Urgência Pediátrica nas 24/dia por ser a única Urgência Pediátrica no vastíssimo território da Região do Médio Tejo.

A prestação de cuidados assistências em todas as suas vertentes por parte do CHMT,EPE, e no contexto da atual pandemia, far-se-á com a integração e preparação dos profissionais de saúde, dos várias grupos profissionais, o que permitirá manter de forma contínua a resposta assistencial a todos os doentes com situações clinicas mais frágeis, sem pôr em causa a concentração de esforços no combate ao Covid-19.

Estes novos horários serão revertidos no momento em que seja possível, pois tão-só se manterão em vigor durante o atual plano de contingência devido à pandemia provocado pelo Novo Coronavírus.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, agradece a compreensão e o civismo demonstrados pela população do Médio Tejo, desde logo aos senhores presidentes de todos os municípios da Comunidade Inter Municipal do Médio Tejo, pelo apoio e contactos que têm estabelecido com os diferentes Serviços do CHMT, EPE, na certeza de que estes apoios são decisivos num combate bem sucedido ao SARS-CoV-2.

Fonte: chmt.pt
--
--

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOTÍCIAS | Despiste de Motociclo fez uma vitima mortal em Casal do Pereiro (Bemposta) no concelho de Abrantes

FUTEBOL | Liga Inatel Santarém - Equipas do SC Barrosense e do Juv. Figueirense foram suspensas até final da temporada

Polícia Judiciária deteve em Abrantes homem de 35 anos por crimes sexuais contra crianças