Pesquisar neste blogue

Sporting vence Supertaça Feminina (2-0) frente ao Benfica carimbando a vitória com golo de antologia de Joana Marchão perto do final

A equipa do Sporting CP, venceu a edição 2021 da Supertaça Feminina, batendo na final do Estádio do Restelo a equipa campeã nacional em titulo, o SL Benfica, por 2-0, com golos da reforço Brenda Perez e já perto do final, após entrar em jogo, Joana Marchão, rubricou um golo de antologia, carimbando a vitória leonina, em jogo disputado no passado sábado dia 28 de Agosto de 2021, no regresso do público aos estádios.

Sporting Vencedor Supertaça Feminina 2021

A equipa do Sporting CP foi a grande vencedora da Edição 2021 da Supertaça Feminina ao vencer a equipa do SL Benfica por 2-0, com golos de Brenda Perez aos 51' e por Joana Marchão aos 85'.

Tarde de muito sol, no Estádio do Restelo, em Lisboa, num relvado muito bem tratado, a equipa campeã nacional da temporada passada, o SL Benfica, defronta a equipa segunda classificada do campeonato, o Sporting CP, por determinação da FPF, pois na época passada não se disputou a final da Taça de Portugal devido à crise pandémica.

Frente a frente duas das melhores equipas de futebol feminino em Portugal, com o SL Benfica a ter vantagem, em teoria, com poucas mexidas na sua equipa, no inverso, o Sporting CP, que renovou a sua equipa, mantendo na mesma várias peças-chave, e contratando para várias posições nucleares, inclusive fez mudança de treinadora, Mariana Cabral, que conquistou o titulo de campões da 2.ª divisão, com a equipa B.

Foto: PJ Cruz

A equipa do SL Benfica, entrou no jogo a pressionar, com o Sporting CP a oferecer a iniciativa de jogo as suas adversárias, que criavam situações de algum perigo, como ao minuto 7' por Cloé Lacasse, que lançada em profundidade, já dentro da área rematou para defesa de Doris Bačić. Poucos minutos volvidos, nova boa oportunidade da formação da luz, novamente por Cloé a rematar forte em posição frontal para nova defesa da guarda-redes do Sporting.

Apesar da entrada forte da equipa do Benfica, o Sporting num esquema de 3x5x2 ia contrariando as investidas da formação contrária, pressionando logo no meio-campo contrário, o que baralhou as contas das comandadas por Filipa Patão.

Foto: FPF

Aqui e ali, ora Ana Borges, ora Diana Silva, criavam perigo pelas alas, mas a defesa benfiquista, ia dominando as operações, destaque para os trabalhos de Andreia Jacinto, Fátima Pinto e Brenda Pérez que lutaram pelo ascendente no meio-campo, anulando as investida de Kika, bem como de Valéria e Ana Vitória, chegando assim ao intervalo com o resultado em branco.

Na segunda parte, o Benfica entrou, novamente a pressionar, mas foi num lançamento da central, Melissa, que descobre na esquerda Diana Silva, com esta a ganhar, num toque subtil a Silvia Rebelo, indo até à linha de fundo, nesta cruza para o coração da área onde aparece Brenda Perez que de primeira e num remate colocado, inaugura o marcador, num lance de ataque rápido, fazendo assim 0-1 para o Sporting, na primeira jogada de real perigo para a formação de Alvalade.

Foto: FPF

O golo veio dar outra dinâmica ao jogo, com o Sporting a mostrar mais capacidade física, dando o domínio de jogo ao Benfica, contrariando sempre as investidas das águias, espreitando o contra-ataque, que apenas em remates de fora da área, causavam algum perigo para a baliza adversária.

Ao minuto 83', a Abrantina, Joana Marchão, entra no jogo para o lugar de Marta Ferreira, jogando numa posição mais adiantada que a habitual, e logo que pegou na bola, disfere um remate de fora da área, com a bola a não levar a direção certa, mas pronunciando o que viria a seguir.

O Sporting CP, ia pressionando, logo na saída de jogo, pela guarda-redes adversária, que talvez por opção técnica, funciona como uma líbero e foi através de um passe curto da mesma, Letícia, que aos 85' a bola chega a Joana Marchão, esta de primeira, e num golo de antologia, atira a bola o fundo da baliza benfiquista, fazendo 0-2 para o Sporting, pondo praticamente um ponto final no encontro, adivinhando-se logo quem ia levar a Taça para o seu museu.

Até final, as comandadas por Mariana Cabral, controlaram todas as operações do jogo, com o resultado final a não sofrer mais alterações, conquistando assim o Sporting CP, a sua segunda supertaça de futebol feminino, após a última vitória em 2017.

Foto: PJ Cruz
  

Foto: PJCruz


Ficha de Jogo
Supertaça Feminina 2021
Estádio do Restelo, em Lisboa
Sábado, 28 de Agosto de 2021 17:30 horas
Espectadores: 2095

A: Catarina Campos AA: Olga Almeida, Sandrine Santos
4.º árbitro: Diana Henriques
VAR: Sandra Bastos AVAR: André Campos

SL Benfica 0 (0)

Letícia, Catarina Amado, Carole Costa, Sílvia Rebelo (Cap.) (Ucheibe, 88'), Lúcia Alves, Andreia Faria, Pauleta (Marta Cintra, 88'), Ana Vitória (Beatriz Cameirão, 70'), Cloé Lacasse, Valéria (Nycole, 63') e Francisca Nazareth.

Suplentes não utilizadas: Carolina Vilão, Ana Seiça e Matilde Fidalgo.

Treinador: Filipa Patão

Disciplina: A:
Golos: -

Sporting CP 2 (0)

Doris Bačić; Melissa Hasanbegovic, Carolina Beckert, Alicia Correia, Ana Borges (Cap.), Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Joana Martins (Neusa Besugo 70'), Brenda Pérez (Ana Teles 89'), Diana Silva e Marta Ferreira (Joana Marchão 83').

Suplentes não utilizados: Carolina Joia, Bruna Lourenço, Rita Fontemanha e Inês Gonçalves.

Treinador: Mariana Cabral

Disciplina: A: Ana Borges (), Joana Martins (45'), Fátima Pinto (45+1') e Brenda Pérez (51').

Golos: 0-1 Brenda Perez (51'), 0-2 Joana Marchão (85')

Melhor jogadora Supertaça: Brenda Pérez (Sporting CP)

O Sporting CP, conquista assim pela 2.ª vez, a supertaça de futebol feminino, tornando-se assim o clube com mais conquistas, desde o inicio da realização desta prova em 2015.


Foto: PJ Cruz
 
Foto: PJ Cruz



Eis todos os vencedores da prova:

2015: CF Benfica
2016: Valadares Gaia FC
2017: Sporting CP
2018: SC Braga
2019: SL Benfica
2020: Não se realizou
2021: Sporting CP

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com
Fotos: FPF; PJ Cruz

Comentários