Rio Atmosférico a caminho de Portugal | Seis distritos sob aviso Laranja | Muita chuva e frio previstos para este fim-de-semana
Previsão de fim de semana prolongado com muita chuva e descida de temperaturas. O estado do tempo em Portugal continental deve sofrer “uma alteração significativa” a partir do meio da tarde de quinta-feira, com chuva e descida gradual das temperaturas máximas, avisou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
DR |
A chegada de uma massa de ar de características subtropicais irá despoletar precipitação intensa e persistente num autêntico rio atmosférico entre os Açores e Portugal Continental á ao longo da noite de 26 para 27 para o Grupo Central, com trovoadas e, posteriormente, no dia 27 para o Grupo Oriental, essa mesma frente chegará ao noroeste continental ao final do dia 28. Não deverá afetar significativamente a Madeira.
A situação que se segue será o corredor subtropical, com um verdadeiro rio atmosférico de acordo com as setas a vermelho que deixará precipitação intensa e persistente nos Açores a partir de 28 de outubro e podendo continuar ao longo dos primeiros dias de novembro, pontualmente acompanhado de trovoadas.
Já em território continental, espera-se um rio atmosférico que ainda não é possível identificar mas que deverá deixar valores muito elevados de precipitação entre 29 de outubro e dia 1 de novembro sobretudo.
A situação reveste-se de especial atenção para as ribeiras! Aconselhamos vivamente a limpeza antecipada de zonas de escoamento de água pois o grande problema será sem dúvida os acumulados muito elevados de precipitação e a persistência local dessa mesma precipitação.
O vento poderá em alguns dias soprar mais forte mas não deverá exceder muito mais que os 70-80km/h no litoral e até 100-120km/h nas terras altas, com o eventual cavamento de uma depressão entre sábado e domingo
As trovoadas poderão acompanhar pontualmente a precipitação, mais prováveis e persistentes nos Açores (conforme se vê na imagem seguinte mas podendo ocorrer também dia 29 e 31 no território continental.
A situação poderá melhorar gradualmente a partir de dia 2 de novembro no Continente, mantendo-se muito instável nos Açores
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.