Pesquisar neste blogue

Abrantes (16) Constância (3) Mação (1) com mais casos positivos | Distrito Santarém contou com mais 162 pessoas infetadas, 6 mortes e 409 recuperadas da Covid-19 esta sexta-feira

Nos dados epidemiológicos referentes aos 21 concelhos que compõem o Distrito de Santarém, de sexta-feira, 26 de Novembro de 2021 foram registados mais: 162 casos confirmados de Covid-19, 5 óbitos, 409 pessoas recuperaram da infeção, e estão menos 48 pessoas em vigilância ativa. A nível local o concelho de Abrantes registou 16 novos casos positivos, 2 óbitos e outras 16 pessoas recuperaram, Constância teve mais 3 resultados positivos e Mação voltou a ter 1 novo casos positivo.

DR

Vacina COVID-19 + GRIPE | Pedido de agendamento

Tem 75 ou mais anos mais de idade? Pode fazer o Auto agendamento da vacina aqui.

A nível local, nas últimas 24 horas, o concelho de Abrantes registou 16 novos casos positivos, 2 óbitos, 16 pessoas recuperadas, está com 87 pessoas ativas com Covid-19.
O Concelho de Constância registou 3 novos casos positivos, sem pessoas recuperadas, está com 22 pessoas ativas com o vírus.
No concelho de Mação registou 1 novo caso positivo, sem pessoas recuperadas da infeção, está com 1 caso ativo com Covid-19.
No que concerne ao concelho do Sardoal não registou novos casos positivos, sem pessoas recuperadas, está com 3 casos ativos de Covid-19.

Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:


No ACES do Médio Tejo, foi registado mais 94 novos casos confirmados, 5 óbitos foram reportados, 349 pessoas recuperaram da infeção e mais 39 pessoas estão em vigilância ativa, nas últimas 24 horas.

Os casos positivos foram reportados nos concelhos de: Abrantes (16), Alcanena (6), Constância (3), Entroncamento (7), Mação (1), Ourém (26), Tomar (9), Torres Novas (20) e Vila Nova Barquinha (6).

Os óbitos foram reportados, 2 no concelho de Abrantes, 2 no concelho de Ourém e 1 no concelho de Torres Novas.

O concelho de Mação voltou a ter 1 pessoa com teste positivo, estando agora todos os  municípios, nesta área de influencia, com casos ativos de Covid-19 .

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 17.301 casos positivos, já recuperam da infeção 16.097 pessoas, estando ainda ativas 792 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.

São 1.038 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 412 (+5) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (93), Abrantes (73), Torres Novas (67), Tomar (58), Alcanena (42), Entroncamento (25), Ferreira do Zêzere (18), Mação (17), Vila Nova da Barquinha (10), Sardoal (5) e Constância (4).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.


No ACES da Lezíria foi registado mais 63 novos casos confirmados, 1 óbito, a lamentar, 51 pessoas recuperaram da infeção e estão menos 73 pessoas em vigilância ativa.

Os casos positivos foram registados nos concelhos de: Almeirim (9), Alpiarça (2), Cartaxo (18), Chamusca (1), Coruche (4), Golegã (3), Rio Maior (7), Salvaterra (4) e Santarém (15).

Mais 1 morte por Covid-19 foi reportada, desta feita no Concelho do Cartaxo que chega a um total de 29 óbitos, desde o inicio da pandemia.

Em resumo, já foram confirmados 16.925 casos positivos de infeção pelo vírus, destas já recuperaram da doença 15.978 pessoas, a lamentar 433 óbitos reportados, estando assim ainda ativas com o vírus 514 pessoas.

Estão 399 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 433 (+1) óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (159), Coruche (67)Rio Maior (59), Salvaterra de Magos (39), Almeirim (38)Cartaxo (29)Chamusca (19), Golegã (13) e Alpiarça (11).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


No concelho de Benavente, incluído no ACES do Estuário do Tejo, houve o registo de 5 novos casos confirmados, 9 pessoas recuperadas da infeção e estão menos 14 pessoas em vigilância ativa nas últimas 24 horas.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 3.143 casos positivos, destes já recuperaram 2.981 pessoas, a lamentar a ocorrência de 92 (-) óbitos, estando ainda ativos 70 pessoas com a infeção.

Estão 140 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.


Nos totais acumulados do Distrito de Santarém existe agora um total de 37.374 casos confirmados, estão contabilizadas 937 mortes, a lamentar, já recuperaram da infeção 35.065 pessoas, estando assim ainda ativas em todo o distrito 1.372 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19, valor que voltou a subir.
Em vigilância ativa, estão 1.563 sob controlo das autoridades locais de saúde, número que voltou a desceu.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:

Quadro distrito Santarém covid-19

Apesar de serem levantadas a maioria das restrições, o vírus ainda se encontra ativo, pelo que, todas as precauções de proteção existentes, devem de continuar a ser assimiladas e de acordo com as indicações da DGS, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • tensão e dores musculares
  • dores de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Powered by FeedBurner

Comentários