Abrantes com mais 21 novos casos positivos | Distrito de Santarém conta com mais 196 pessoas infetadas e 15 recuperadas da Covid-19 este sábado

Nos dados epidemiológicos referentes aos 21 concelhos que compõem o Distrito de Santarém, de sábado, 27 de Novembro de 2021 foram registados mais: 196 casos confirmados de Covid-19, sem óbitos, 15 pessoas recuperaram da infeção, e estão menos 37 pessoas em vigilância ativa. A nível local o concelho de Abrantes registou 21 novos casos positivos, Constância teve mais 2 resultados positivos e Mação voltou a ter 2 novos casos positivos.

DR

Vacina COVID-19 + GRIPE | Pedido de agendamento

Tem 75 ou mais anos mais de idade? Pode fazer o Auto agendamento da vacina aqui.

A nível local, nas últimas 24 horas, o concelho de Abrantes registou 21 novos casos positivos, óbitos, sem pessoas recuperadas, está com 108 pessoas ativas com Covid-19.
O Concelho de Constância registou 2 novos casos positivos, sem pessoas recuperadas, está com 24 pessoas ativas com o vírus.
No concelho de Mação registou 2 novos casos positivos, sem pessoas recuperadas da infeção, está com 3 casos ativos com Covid-19.
No que concerne ao concelho do Sardoal não registou novos casos positivos, sem pessoas recuperadas, está com 3 casos ativos de Covid-19.

Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:


No ACES do Médio Tejo, foi registado mais 139 novos casos confirmados, sem óbitos reportados, sem pessoas recuperadas da infeção e mais 18 pessoas estão em vigilância ativa, nas últimas 24 horas.

Os casos positivos foram reportados nos concelhos de: Abrantes (21), Alcanena (2), Constância (2), Entroncamento (13), Ferreira do Zêzere (12), Mação (2), Ourém (32), Tomar (10), Torres Novas (53) e Vila Nova Barquinha (2)

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 17.440 casos positivos, já recuperam da infeção 16.097 pessoas, estando ainda ativas 931 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.

São 1.056 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 412 (-) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (93), Abrantes (73), Torres Novas (67), Tomar (58), Alcanena (42), Entroncamento (25), Ferreira do Zêzere (18), Mação (17), Vila Nova da Barquinha (10), Sardoal (5) e Constância (4).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.


No ACES da Lezíria foi registado mais 55 novos casos confirmados, sem óbitos, pessoas recuperaram da infeção e estão mais 4 pessoas em vigilância ativa.

Os casos positivos foram registados nos concelhos de: Almeirim (8), Alpiarça (8), Cartaxo (11), Chamusca (2), Coruche (5), Golegã (1), Rio Maior (4), Salvaterra (3) e Santarém (13).

Em resumo, já foram confirmados 16.980 casos positivos de infeção pelo vírus, destas já recuperaram da doença 15.981 pessoas, a lamentar 433 óbitos reportados, estando assim ainda ativas com o vírus 566 pessoas.

Estão 403 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 433 (+1) óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (159), Coruche (67)Rio Maior (59), Salvaterra de Magos (39), Almeirim (38)Cartaxo (29)Chamusca (19), Golegã (13) e Alpiarça (11).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


No concelho de Benavente, incluído no ACES do Estuário do Tejo, houve o registo de 2 novos casos confirmados, 12 pessoas recuperadas da infeção e estão menos 73 pessoas em vigilância ativa nas últimas 24 horas.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 3.150 casos positivos, destes já recuperaram 3.002 pessoas, a lamentar a ocorrência de 92 (-) óbitos, estando ainda ativos 56 pessoas com a infeção.

Estão 67 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.


Nos totais acumulados do Distrito de Santarém existe agora um total de 37.570 casos confirmados, estão contabilizadas 937 mortes, a lamentar, já recuperaram da infeção 35.080 pessoas, estando assim ainda ativas em todo o distrito 1.553 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19, valor que voltou a subir.
Em vigilância ativa, estão 1.526 sob controlo das autoridades locais de saúde, número que voltou a desceu.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:

Quadro distrito Santarém covid-19

Apesar de serem levantadas a maioria das restrições, o vírus ainda se encontra ativo, pelo que, todas as precauções de proteção existentes, devem de continuar a ser assimiladas e de acordo com as indicações da DGS, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • tensão e dores musculares
  • dores de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Powered by FeedBurner

Comentários