Pesquisar neste blogue

Redemoinho de pó foi registado na zona do Cabrito (Rossio ao Sul do Tejo) esta tarde de sexta-feira

Um redemoinho de pó foi averiguado esta tarde sexta-feira por volta das 15:00 horas, perto da zona do Cabrito em Rossio ao Sul do Tejo e registado por várias pessoas em fotografia e divulgadas numa rede social. Não existe nenhum relato que este fenómeno, tenha feito danos de maior.

Foto: João Bento | Meta d.r.

Um redemoinho de poeira, foi registado em fotos por várias pessoas numa rede social. Este fenómeno da natureza ocorreu por volta das 15:00 horas desta sexta-feira 19 de Agosto de 2022, entre a zona Arrifana e do Cabrito em Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes.

Os redemoinhos, torvelinhos, redemoinhos-de-poeira, pé-de-vento ou diabos de poeira (em inglês: dust devil) são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol, com uma baixa humidade do ar a verificar-se.

Este fenómeno surge quando o solo aquece num determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre uma rápida elevação, subindo em espiral, criando um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Frequentemente este fenómeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenómeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como o levantamento de telhados leves, chapas em quintais, não havendo nenhum relato deste tipo de ocorrências.

PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com
WhatsApp: 933961134

Foto: João Bento | @META
Fontes: https://tempojoaopessoa.jimdofree.com/tornado/tipos-de-tornados/
Formação base FAP

Comentários