Pesquisar neste blogue

UF Alvega e Concavada aprova orçamento e substitui membros na Assembleia | Eleitos do PS assistem na parte do público

A Assembleia extraordinária da UF de Alvega e Concavada realizada esta terça-feira viu finalmente, o seu orçamento aprovado, entre outros pontos, sendo substituídos alguns membros. Os eleitos do PS estiveram presentes na parte do público e foi-lhes marcada falta.

d.r.

A Assembleia da UF de Alvega e Concavada realizou-se esta terça-feira 30 de agosto de 2022 pelas 21:00 horas na sede da antiga junta de freguesia de Concavada e passado quase um ano desde as eleições legislativas realizadas a 27 de setembro de 2021, o orçamento conseguiu ser aprovado.

Apesar da renúncia ao mandato por parte dos eleitos do PS, e após renúncia de outros elementos da lista vencedora (MIUFAC), o actual executivo, liderado por António Moutinho, conseguiu substituir os membros demissionários na assembleia, compondo a mesma com 5 elementos da sua lista, formando quórum para que seja apresentadas, votadas e tomadas posições para o bom funcionamento desta União de freguesias.

A sessão teve inicio com um minuto de silêncio em honra da morte do jovem de 24 anos de idade da localidade da Concavada, que foi a sepultar neste dia.

De seguida foi apresentada uma lista para a assembleia de freguesia composta por 5 elementos, e aprovada por unanimidade, sendo José da Conceição Bento, o presidente da assembleia, Maria Cristina Calado, a 1.ª secretária e José Manuel Mourão, o 2.º secretário.
Foi rejeitada a renúncia por parte dos eleitos do PS, porque a mesma foi dirigida ao presidente da junta e não como deveria ser ao presidente da assembleia, sendo-lhes marcada falta aos renunciantes, Estas decisões foram votadas respeitantes aos pontos 1,2 e 4 da ordem do dia.

O presidente da junta, pediu ao presidente da assembleia uma troca nos pontos da ordem de trabalhos desta sessão extraordinária, sendo que foi aprovado o orçamento e as grandes opções do plano para o ano 2022, uma alteração ao orçamento em vigor e a inscrição desta União de freguesias como associada da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, respeitante aos pontos 5, 6 e 7.

Foi então votado o ponto 3, substituição do vogal da Junta, Eduardo Jorge, mas tal foi rejeitado pelos membros da assembleia, com base no fundamento do executivo de que, se fosse feita a substituição não haveria quórum e ter-se-ia de partir para novas eleições e é pretensão do presidente da junta, António Moutinho manter o executivo em funcionamento, podendo em próximas sessões ser apresentado um nome de entre os eleitos para ocupar o lugar ainda ativo do demissionário, Eduardo Jorge.

Ainda antes do final houve populares que tentaram intervir, mas como é uma sessão extraordinária e não constar na ordem de trabalhos a autorização dessas intervenções, não foi possível dar a voz a alguns dos presentes, tal como aos renunciantes eleitos do PS que estavam sentados no sector do público.

Não está fácil a governação desta União de freguesias, apesar de agora existir quórum para o seu funcionamento e de existir um orçamento aprovado que abre portas a que sejam tomadas deliberações sobre o futuro destas localidades.

Resta saber agora, após a não aceitação da renuncia dos eleitos do PS, nesta sessão, qual será a próxima posição, que foi tomada com o consentimento da concelhia partidária do Partido Socialista.

PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com 
WhatsApp: 933961134

Comentários