Pesquisar neste blogue

Eleitos do PSD e do BE renunciam em bloco aos seus mandatos, mantendo o impasse na União de Freguesias de Alvega e Concavada

Terminou sem consenso a terceira tentativa de formação do executivo da junta da UF de Alvega e de Concavada, no concelho de Abrantes com a renúncia ao mandato de todos os elementos que compunham as listas do PSD e do Bloco de Esquerda, na sessão realizada esta quinta-feira dia 25 de Novembro de 2021.

DR

O Salão da Caso do Povo em Alvega, recebeu pela terceira vez, esta quinta-feira dia 25 de Novembro, todos os eleitos no sufrágio realizado a 26 de setembro de 2021, tendo vencido as eleições o PS com 3 mandatos, mas sem maioria, pois PSD elegeu também 3 mandatos e o Bloco de Esquerda, os restantes 3 mandatos da Assembleia de Freguesia de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes.

De acordo com a lei eleitoral portuguesa, cabe ao eleito e apenas a este do partido mais votado, apresentar à votação dos membros da assembleia, a lista dos membros que compõem o executivo da junta de freguesia.

Na primeira sessão realizada no passado dia 16 de Outubro, José Felício, o membro da lista mais votada, PS, apresentou os nomes que constavam no seu elenco, imediatamente a seguir para formar o executivo da junta de freguesia, sendo os vogais da lista vencedora. Não concordaram os restantes partidos, na medida em que o resultado eleitoral, atribui o mesmo número de mandatos a todas as forças politicas elegidas e segundo estes, cada partido deveria ter um membro, na composição do executivo.

Não concordou o cidadão mais eleito, pois considerou que, foi o mais votado, e os membros da sua lista, são em quem tinha confiança, para formar o executivo da junta de freguesia. Nestes termos, nova sessão foi realizada a 22 de outubro, com o membro da lista mais votada, a apresentar os mesmos nomes, invertendo apenas as suas posições. Novamente os partidos das restantes listas, PSD, liderado por António Moutinho e Bloco de Esquerda, encabeçado por Eduardo Jorge, voltaram a não concordar com a solução apresentada.

Marcada nova sessão para esta quinta-feira dia 25 de novembro, a mesma não chegou a avançar, devido à renuncia ao mandato apresentada por todos os membros eleitos e não eleitos do PSD e do BE, não havendo novamente qualquer consenso para formar o executivo e perante esta situação, o cidadão mais votado, deu por encerrada a sessão, não sabendo o que se faz perante esta situação, remetendo o assunto para instâncias superiores.

Mantém-se assim, o impasse na formação do elenco da junta de freguesia da UF de Alvega e Concavada que mantém o seu funcionamento através dos membros do anterior executivo.

Aguarda-se assim pelo desfecho e da tomada de posição, agora de outras instâncias, estando em equação a realização de novas eleições.

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Comentários