Pesquisar neste blogue

MIUFAC vence eleições na UF Alvega e Concavada obtendo maioria absoluta

O MIUFAC - Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada venceu as eleições intercalares realizadas este domingo dia 27-03-2022, com maioria absoluta, destronando o PS da liderança desta junta de freguesia.

Foto: MIUFAC d.r.

O Movimento independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC), foi a vencedora das eleições intercalares realizadas este domingo dia 27 de Março de 2022, atingindo maioria absoluta, com 5 mandatos atribuídos, contra 4 mandatos do Partido Socialista (PS), a Coligação Democrática Unitária (CDU) não elegeu nenhum mandato

Em termos de resultados, de um total de 1678 eleitores inscritos, foram às urnas 949 pessoas, correspondendo a 56% de votações e uma abstenção de 44€.

O MIUFAC obteve 491 votos (51%) 5 mandatos, o PS teve 369 votos (39%) 4 mandatos e a CDU contou com 79 votos (8%) 0 mandatos.

Do total de votantes à ainda a assinalar a contagem de 4 votos em branco e 6 votos nulos.

Resultante dos resultados eleitorais, o candidato do MIUFAC, António Moutinho será o novo presidente da UF de Alvega e Concavada para os próximos 4 anos, secundado por Eduardo Jorge e Clara Vicente, sendo Joaquim Catarrinho o provável presidente da Assembleia desta União de Freguesias, sendo o 4.º nome que surge na lista vencedora.

Este Movimento formado especificamente para estas eleições intercalares, deriva da junção de elementos das listas concorrentes no passado dia 26 de Setembro de 2022 pelo PSD e pelo BE, que elegeram na altura 3 mandatos cada, os mesmos que o PS que venceu as eleições na altura, mas não alcançando a maioria absoluta.

Após 3 assembleias realizadas pelo membro do partido vencedor, na altura, António Felício (PS), nunca se chegou a um consenso para a formação do executivo desta União de Freguesias, sendo necessária a realização desta eleição intercalar, que ditou a vitória, agora, por maioria absoluta do Movimento Independente.

Do manifesto eleitoral do partido vencedor, destaca-se: a desagregação desta União de Freguesias, de acordo com a nova lei, que as unificou em 2013, e de acordo com a vontade dos seus eleitores, reorganizar os serviços administrativas, voltado o posto de atendimento de Concavada a ter um funcionário a tempo inteiro, dinamizar um projeto para a construção de lar de idosos, requalificar a Praça da República em Alvega e recuperar um barco no Jardim de Concavada, entre outras, conforme consta do plano de intenções apresentado pelo movimento.

A convocação da sessão de instalação do órgão deliberativo é feita nos 5 dias posteriores ao
apuramento definitivo dos resultados eleitorais.


PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Comentários