Pesquisar neste blogue

ACTUALIDADE | MUDANÇA DE HORA ESTE DOMINGO QUANDO FOR DUAS PASSA A UMA HORA

Na madrugada de domingo, a hora legal passa do regime de verão para o de inverno com os ponteiros do relógio a atrasar uma hora, ou seja quando bater as duas horas, volta a ser uma hora da manhã. Mas no próximo ano tudo poderá ser diferente.


narrativadiaria.blogs,sapo.pt

Mas no próximo ano tudo pode ser diferente. Este fim de semana vamos deixar de estar regulados pela hora de verão e entramos no horário de inverno. A mudança acontece na madrugada de domingo, 28 de outubro, e poderá ser a última vez que os portugueses vão atrasar os relógios em 60 minutos, um ritual que começou no princípio do século passado com a I Guerra Mundial - Portugal começou em 1916. Isto porque a Comissão Europeia propôs acabar com as mudanças da hora sazonais em toda a União Europeia em 2019. A medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu.

No domingo, 28 de outubro, vamos entrar na hora de inverno. O que tem de fazer?
Quando forem 02:00 em Portugal Continental e na Madeira deve atrasar os relógios uma hora. Nos Açores, a mudança será feita à 01.00. Nessa altura, os ponteiros do relógio recuam para a meia-noite.

"Temos de atrasar 60 minutos porque vamos sair do que se chama regime da hora de verão, que é controlada pela União Europeia", explica ao DN Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). "Este regime da hora, a sincronização das várias instituições, começa em 1981, quando surge a primeira diretiva da Comunidade Económica Europeia (CEE), na altura ainda não era União Europeia, que estabelece que todos os países vão mudar a hora na mesma altura"

Será a última vez que vamos mudar para a hora de inverno?
O diretor do Observatório Astronómico de Lisboa não tem uma resposta. "Porque é uma questão política", justifica.

A realidade pode ser diferente no próximo ano, uma vez que a Comissão Europeia propôs acabar com as mudanças de hora sazonais em toda a União Europeia, já em 2019.

Caso a proposta de Bruxelas seja aceite - a medida tem de ter a aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho até março de 2019 -, os Estados-Membros têm até abril para notificar a Comissão Europeia sobre a intenção de aplicar permanentemente a hora de verão ou a hora de inverno. Ou seja, não será possível mudar a hora de acordo com sazonalidade.

Comentários