Distrito de Santarém teve um registo de mais 175 casos confirmados e 243 pessoas recuperadas da Covid-19 na terça-feira

Nos dados epidemiológicos referentes aos 21 concelhos que compõem o Distrito de Santarém, de terça-feira, 21 de dezembro de 2021, foram registados mais, 175 novos casos confirmados, 243 pessoas recuperaram da infeção pelo vírus, e estão menos 430 pessoas em vigilância ativa. A nível local o concelho de Abrantes registou mais 10 casos confirmados, Mação mais 2 casos positivos. Mação e Sardoal sem novos casos registados nas últimas 24 horas.

DR



Vacina COVID-19 + GRIPE | Pedido de agendamento

Tem 65 ou mais anos mais de idade? Pode fazer o Auto agendamento da vacina aqui.
Tem 60 ou mais anos e ainda não foi vacinado com a dose de reforço contra a gripe, clique aqui.
Tem 50 ou mais anos e foi vacinado com a vacina da Jansen, clique aqui.

A nível local, nas últimas 24 horas, o concelho de Abrantes registou 10 novos casos positivos, sem óbitos, sem novas pessoas recuperadas, está com 186 pessoas ativas com Covid-19.
O Concelho de Constância não registou novos casos positivos, sem óbitos, sem pessoas recuperadas, está com 33 pessoas ativas com o vírus.
No concelho de Mação não registou novos casos positivos, sem óbitos, sem pessoas recuperadas da infeção, estando com 25 casos ativos com Covid-19.
No que concerne ao concelho do Sardoal não registou novos casos positivos, sem pessoas recuperadas, está com 19 casos ativos de Covid-19.

Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:


No ACES do Médio Tejo, foram registados mais 90 novos casos confirmados, sem óbitos reportados, sem pessoas recuperadas da infeção e estão menos 58 pessoas em vigilância ativa, nos dados referentes às últimas 24 horas.
Os casos positivos foram reportados nos concelhos de: Abrantes (10), Alcanena (0), Constância (0), Entroncamento (12), Ferreira do Zêzere (4), Mação (2), Ourém (28), Sardoal (0), Tomar (16), Torres Novas (14) e Vila Nova da Barquinha (4).


Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 20.086 casos positivos, já recuperam da infeção 17.872 pessoas, estando ainda ativas 1.792 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.
São 1.322 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 422 (-) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (95), Abrantes (76), Torres Novas (67), Tomar (58), Alcanena (42), Entroncamento (26), Ferreira do Zêzere (20), Mação (17), Vila Nova da Barquinha (12), Sardoal (5) e Constância (4).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.



No ACES da Lezíria foram registados mais 77 casos confirmados, sem óbitos reportados, 239 pessoas recuperaram da infeção pela Covid-19 e estão menos 372 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de saúde nos dados referente às últimas 24 horas.
Os casos positivos foram reportados nos concelhos de: Almeirim (4), Alpiarça (1), Cartaxo (10), Chamusca (3), Coruche (2), Golegã (1), Rio Maior (4), Salvaterra de Magos (4) e Santarém (22).

Em resumo, já foram confirmados 18.511 casos positivos de infeção pelo vírus, destas já recuperaram da doença 17.391 pessoas, a lamentar 441 óbitos reportados, estando assim ainda ativas com o vírus 679 pessoas.
Estão 742 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 441 (=) óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (161), Coruche (70), Rio Maior (59), Salvaterra de Magos (40), Almeirim (38), Cartaxo (30)Chamusca (19), Golegã (13) e Alpiarça (11).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


No concelho de Benavente, incluído no ACES do Estuário do Tejo, houve registo de 8 novos casos confirmados, 4 pessoas recuperadas da infeção e menos 10 pessoas estão em vigilância ativa nas últimas 24 horas.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 3.313 casos positivos, destes já recuperaram 3.148 pessoas, a lamentar a ocorrência de 92 (-) óbitos, estando ainda ativos 73 pessoas com a infeção.
Estão 112 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.


Nos totais acumulados do Distrito de Santarém existe agora um total de 41.910 casos confirmados, estão contabilizadas 955 mortes, a lamentar, já recuperaram da infeção 38.411, estando assim ainda ativas em todo o distrito 2.544 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19, valor que voltou a descer.
Em vigilância ativa, estão 2.172 pessoas sob controlo das autoridades locais de saúde, número que voltou a descer.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:

Quadro distrito Santarém covid-19

Estamos em Estado de Calamidade, novas medidas vão entrar em vigor a 2 de Janeiro, o vírus ainda se encontra ativo, pelo que, todas as precauções de proteção existentes, devem de continuar a ser assimiladas e de acordo com as indicações da DGS, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • tensão e dores musculares
  • dores de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Powered by FeedBurner

Comentários