A passagem da Depressão Bernard em Portugal continental, vai trazer um agravamento do estado do tempo para este domingo, com chuva e ventos fortes, podendo originar fenómenos menos esperados, com o IPMA a emitir um aviso laranja para oito sub-regiões do país.
d.r. |
Para este domingo está previsto um novo agravamento do estado do tempo, devido á passagem pelo território nacional da depressão Bernard, que entrará pelo sul do país, com trajeto de sudoeste para nordeste, afetando também a zona centro, com o IPMA a emitir um aviso laranja para o território a sul do Tejo e amarelo entre o Douro e o Tejo. A região do Algarve tem ainda um aviso laranja devido ao vento forte.
É também previsível que aconteçam fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve, não descurando outras zonas do país.
Devido à previsão, "foi decidido elevar o estado de alerta especial do Sistema Integrado de Proteção e Socorro para laranja em oito sub-regiões do continente, nomeadamente a Lezíria do Tejo, a Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Algarve, durante um período de 24 horas, com início à meia-noite e término às 23h59 de amanhã".
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. Já o aviso amarelo aplica-se em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.