Pesquisar neste blogue

INCÊNDIO ACTIVO NO CONCELHO DE MAÇÃO | SERTÃ E VILA DE REI DOMINADOS | 20 PESSOAS FERIDAS CONFIRMADAS

Os incêndios que deflagraram na tarde deste Sábado em nos concelhos de Vila de Rei e Sertã encontram-se neste momento dominados, apenas a lavrar agora já no Concelho de Mação, com um comprimento de 25 Km. No rescaldo deste dia há a registar 20 pessoas feridas, uma em estado grave, que devido aos ferimentos teve de ser transferida de Abrantes para o Hospital de S. José em Lisboa. Uma pessoa foi detida por suspeita de fogo posto.


Incêndios Vila de Rei e Mação | Foto: DR - JN.PT

De acordo com o Briefing das 13:00 horas feito pelo coordenador da Protecção civil nestes incêndios que deflagram nos Distrito de Castelo Branco (Sertã e Vila de Rei) e Distrito de Santarém (Mação), apenas o de Mação se encontra activo, com um comprimento de 25 km.

Destes incêndios já resultaram 20 pessoas feridas, sendo que delas 7 foram bombeiros e 13 civis, deste um está ferido em estado grave oriundo de Vila de Rei, que após assistência na Unidade Hospitalar de Abrantes, foi transferido para a Unidade de Queimados do Hospital de S. José em Lisboa, estando neste momento a recuperar bem.



@abrantesnafrente
Incêndio Mação | Foto: J. Marchão

Já os focos de incêndio nos concelhos da Sertã e de Vila de Rei, os mesmos já se encontram o dominados deste esta madrugada, mas devidamente vigiados devido a reacendimentos que ocorrem e agora com o elevar da temperatura poderão se reacender e causar mais preocupações.

Em Mação, mais propriamente em Casa da Ribeira, a situação encontra-se complicada, na zona norte da freguesia de Cardigos, onde os bombeiros conseguem dominar uma frente, mas reacendem-se em outros locais o que dificulta o domínio dos mesmos pelas forças da protecção civil.

A praia fluvial de Cardigos foi evacuada e encontra-se encerrada ao publico, até que as condições de segurança o permitam.

Nestes locais no combate aos diversos focos de incêndio estão mobilizados: 809 meios humanos, apoiados por 289 meios terrestres e de 13 meios aéreos.

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Vila de Rei foi activado ao inicio da noite deste sábado.

Estão accionados os seguintes grupos: GRIF 01 e GRIF 02 Aveiro, CATA Aveiro, GRIF 01 Beja, GRIF 01 Évora, GRIF 02 Leiria, GRIF 01 Lisboa, GLOR 01 Lisboa, GRIF 01 Portalegre, GRIF 01 Porto, GRIF 01 e GRIF 02 Santarém, GRIF 01 Setúbal, CATA Viseu, GRIF 01, GRIF 02 e GRIF 03 FEPC.

Neste momento estão cortadas ao transito as seguintes Estradas: EN 2 entre Vila de Rei e Fundada, EN 244, EN 244-1, EN 348.

#IFVilaDeRei





Comentários