Pesquisar neste blogue

Distrito de Santarém com mais 163 pessoas recuperadas, 8 mortes e 29 novos casos positivos | Concelho de Abrantes sem novos casos positivos, mas mais 1 óbito a lamentar

Saúde | Os dados recolhidos de sexta-feira, 26/02/2021 no Distrito de Santarém revelam mais 29 novos doentes infetados e 8 mortes por Covid-19, a lamentar. Por outro lado recuperaram da infeção 264 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 8 pessoas saíram da vigilância ativa pelas autoridades de saúde. Concelho de Abrantes sem indicação de novos casos positivos, tendo registado mais 1 óbito a lamentar.


DR

Os casos positivos no Distrito estão a descer, por outro lado o número de pessoas recuperadas da infeção avança a um bom ritmo. Já as vigilâncias ativas tiveram novamente uma subida. O número de mortes por Covid-19 diminuiu. O confinamento decretado, agora, até dia 1 de Março, poderá ser um bom indicador de que só com o bom senso de todos os Portugueses, em seguirem as regras, poderá levar a bom porto, a retoma gradual de um desconfinamento na sociedade. Mesmo assim não de pode baixar a guarda, caso queiram garantir um melhor futuro para todos.

De relembrar que está restrita a circulação de pessoas entre concelhos a partir das 20:00 horas desta Sexta-feira, indo até às 05:00 horas da próxima Segunda-feira. Todos os estabelecimentos de bens e serviços permitidos que estão abertos ao público encerram às 20:00 nos dias úteis e até às 13:00 aos fins de semana e feriados, exceto o retalho alimentar, que pode funcionar aos fins de semana até às 17:00 horas. Restantes restrições estão em vigor até ao próximo dia 1 de Março, pelo menos.




Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:

No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 10 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Alcanena (2), Ferreira do Zêzere (1), Ourém (3), Tomar (2) e Torres Novas (2).

Foram reportado mais 6 mortes por covid-19 a lamentar, com as mesmas a registarem-se nos concelhos de: Abrantes (1), Entroncamento (1), Mação (1), Ourém (2) e Tomar (1).

O número de pessoas recuperadas da infeção pelo vírus foi de 73 , todas no concelho de Ourém e mais 2 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde.

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 12.573 casos positivos, já recuperam da infeção 11.332 pessoas, estando ainda ativas 877 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.

São 160 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 384 (+6) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (81)Abrantes (68), Torres Novas (59), Tomar (51)Alcanena (38), Entroncamento (20), Ferreira do Zêzere (16), Mação (14)Vila Nova da Barquinha (8)Sardoal (5) Constância (3).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.


No ACES da Lezíria, foram mais 19 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos reportados nos concelhos de: Almeirim (5), Coruche (4), Rio Maior (2) e Santarém (8).

Mais 2 óbitos foi verificados nos concelhos de Salvaterra de Magos (1) e Santarém (1).

Mais 82 pessoas recuperaram da doença, e mais 5 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 12.158 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 11.376 pessoas, a lamentar 367 (+2) óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 415 pessoas.

Estão em vigilância ativa 233 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 367 (+2) óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (147), Coruche (56), Rio Maior (49), Salvaterra (32)Almeirim (28)Cartaxo (22), Chamusca (17), Golegã (10) Alpiarça (6).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.



No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo, e pertencente ao distrito de Santarém, no reporte de dados não existiram novos casos positivos, mais pessoas recuperaram da infeção e mais 8 pessoas saíram da vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 2.214 casos positivos, destes já recuperaram 1.972 pessoas, a lamentar a ocorrência de 81 () óbitos, estando assim ainda ativos 161 pacientes.

São 113 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.


Nos totais acumulados do Distrito de Santarém não existiu nas últimas 24 horas, mais 29 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 26.945 casos positivos.
Foram reportados mais 8 óbitos a lamentar, estando o Distrito com um total acumulado de 812 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 163 pessoas, num total de 24.680 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 1.453 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 8 pessoas saíram da vigilância ativa, somando agora um total de 507 sob controlo das autoridades locais de saúde.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:




O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 07 de Março de 2021 é o seguinte:

Concelhos de Risco ModeradoCoruche e Sardoal.

Concelhos de Risco Elevado: Abrantes, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Golegã e Salvaterra de Magos. Vila Nova da Barquinha.

Concelhos de Risco Muito ElevadoAlcanena, Alpiarça, Benavente, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém e Tomar.

Concelhos de Risco Extremamente ElevadoFerreira do ZêzereMação e Torres Novas.

Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental

Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com novo Estado de Emergência a entrar a partir e prolongado até 01 de Março de 2021.
  • Dever de recolhimento obrigatório
  • Multas por incumprimento duplicam
  • Teletrabalho Obrigatório
  • Escolas em modo online a partir de 8 de Fevereiro
  • Fecho de fronteiras
  • Voos para fora vão ter restrições
  • Níveis de risco foram atualizados a nível nacional, com os concelhos de risco extremamente elevado a terem uma forte quebra.




PJCruz ANF-MAF

Comentários