Portugal registou mais 50 mortes, 19.436 casos positivos e 34.497 doentes recuperados sábado

Foi registado em Portugal nas últimas 24 horas de mais 19.436 casos confirmados, 50 mortes, 34.497 pessoas recuperadas da Covid-19, e estão menos 10.679 pessoas em vigilância ativa nos dados divulgados pela DGS, de sábado, 12 de Fevereiro de 2022. O número de pessoas internadas voltou a descer. Novos casos positivos em sentido de abrandamento.

DR

O número de doentes internados teve uma nova descida, aumentando o número de camas ocupadas nos cuidados intensivos. O número de óbitos, teve uma nova descida, situando-se em cerca de quarenta mortes por Covid-19.
O pico de contágio diminui-o, mas continuando em zona elevada de transmissibilidade. Continuamos em Estado de Calamidade, devendo seguir todas as normas anunciadas pela DGS.
  • Em traços gerais o País chega a um total acumulado de 3.069.628 casos positivos, com os 19.436 casos confirmados nas últimas 24 horas;
  • O Norte continua a ser a região onde existe casos positivos registados, com cerca de 37% do total do país;
  • Recuperaram mais 34.497 pessoas da infeção, atingindo um total de 2.463.423 pessoas recuperadas do vírus Covid-19.
  • Foi registado mais 50 óbitos nas últimas 24 horas, estando com um total de 20.492 mortes devido à pandemia;
  • São menos 15.111 as pessoas ativas com o vírus em Portugal, estando com um total  585.213 pessoas.
  • São menos 12.332 pessoas em vigilância ativa, estando em contacto com as autoridades locais de saúde, 615.777 pessoas.
A nível dos contágios, a taxa de incidência está nos6.099,6 casos de infeção por 100 mil habitantes, com o índice Rt em 0,88 a nível nacional e  6.133,0 casos no Continente, com índice Rt em 0,88 um valor que desceu no sentido na incidência de contágio, dando um sinal de abrandamento nos casos positivos.

De seguida apresenta-se um gráfico evolutivo (Parcial) dos casos positivos confirmados no País:

Gráfico parcial de casos positivos em Portugal | @anf

Relativamente aos óbitos ocorridos em Portugal, a região de Lisboa e Vale do Tejo é onde existe o maior número, com um total de 8.558 (+8), seguindo a região Norte com 6.249 (+28), depois a região Centro com 3.631 (+11), a seguir a região do Alentejo com 1.143 (+1), depois a região Sul com 660 (+2), segue-se o arquipélago da Madeira com 176 (0) e por fim os Açores com 75 (0).

Pode confirmar no gráfico seguinte a evolução (parcial) do número diário de óbitos e a sua evolução a nível nacional:

Gráfico Parcial n.º óbitos em Portugal | @anf

Relativamente a doentes que estão a necessitar de cuidados hospitalares em todo o país verificamos que estão 2.232 (-100) pessoas em enfermarias Covid-19, destas estão 160 (+1) em Unidades de Cuidados Intensivos, dados que revelam que houve uma descida do número de camas ocupadas nos Hospitais para ser feito tratamentos pelos profissionais de saúde, aumentando o número nos cuidados intensivos.

De seguida pode verificar um gráfico dos dados gerais nacionais anteriormente referenciados:


Quadro Síntese Dados Nacionais Covid-19 | ANF@


Vacina COVID-19 + GRIPE

Pedido de agendamento

18 e ainda não foi vacinado com dose de reforço contra a COVID-19, Pode fazer o Pedido de agendamento da vacina aqui.

50 dose de reforço contra a COVID-19 e/ou gripe, clique aqui.

Casa Aberta

18 e ainda não foi vacinado com dose de reforço contra a COVID-19, Pode fazer o Pedido de agendamento da vacina aqui.

50 dose de reforço contra a COVID-19 e/ou gripe, clique aqui

Voltámos ao estado de calamidade, o vírus ainda se encontra ativo, pelo que, todas as precauções de proteção existentes, devem de continuar a ser assimiladas e de acordo com as indicações da DGS, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19, transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • tensão e dores musculares
  • dores de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com
Gráficos: pjcruz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOTÍCIAS | Despiste de Motociclo fez uma vitima mortal em Casal do Pereiro (Bemposta) no concelho de Abrantes

FUTEBOL | Liga Inatel Santarém - Equipas do SC Barrosense e do Juv. Figueirense foram suspensas até final da temporada

Polícia Judiciária deteve em Abrantes homem de 35 anos por crimes sexuais contra crianças