Vamos dar entrada no horário de verão, adiantando uma hora em todos os relógios. A mudança correta é quando for 01:00 hora, adianta-se para as 02:00 horas. Este será o dia mais curto do ano, já que vai “desaparecer” uma hora em todos os relógios.
![]() |
DR |
Na madrugada deste domingo dia 30 de Março de 2024, quando for uma da manhã (01:00 hora), os relógios devem avançar 60 minutos e passar a marcar 02:00 horas, isto passa-se em Portugal Continental e no arquipélago da Madeira
Já no arquipélago dos Açores esta mudança acontece antes, pela meia-noite (00:00 horas), passa a ser uma da manhã (01:00 hora).
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, este é um dos dois momentos do ano em que a hora legal muda. Em conformidade com a legislação em vigor, o dia 30 de março representa um avanço de 60 minutos à hora legal em Portugal. No último trimestre do ano, mais precisamente a 25 de outubro, a hora volta a atrasar 60 minutos.
O regime bianual de mudança de hora está regulado por uma diretiva europeia datada de 2000, com o objetivo claro de uniformizar os procedimentos sobre esta matéria em todos os Estados Membro da União Europeia.
abrantesnafrente@gmail.com
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.