... ...

Câmara de Abrantes dá o 1º passo para a desagregação da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós

O executivo do Município de Abrantes aprovou por unanimidade, esta terça-feira na sessão ordinária, a proposta apresentada pela Presidente da Assembleia da União de Freguesias de São Facundo e de Vale Das Mós, para a sua desagregação. No entanto de acordo com o Presidente do Município, os seus eleitores devem-no expressar através de um referendo a realizar em data a indicar pelas entidades competentes.

D.R.

Na sessão ordinária do executivo camarário realizado na passada terça-feira dia 18 de março, aprovou-se por unanimidade a proposta de desagregação apresentada pela Presidente da Assembleia da União de Freguesias de São Facundo e de Vale Das Mós, remetida pela Assembleia Municipal a 3 de Março.

No entanto e após declaração de voto apresentada pelo Presidente de Câmara, a mesma só deve ser efetivada, após ouvir todos os seus eleitores através de um referendo, seguindo após o processo para as instâncias competentes.

No momento em que o PCP estava a organizar uma recolha de assinaturas para a mesma finalidade, eis que surge novamente esta proposta.

De salientar que, já em dezembro de 2022 a Assembleia de Freguesia tinha votado favoravelmente para a efetivação da desagregação. A proposta devia de dar entrada na Assembleia da Republica antes do dia 21 de dezembro do mesmo ano, após aprovação em Assembleia Municipal, mas acabou por não ter sido dado seguimento porque este órgão já tinha reunido em novembro e foi feita uma extraordinária para a votação da proposta de desagregação.



Abrantes em Frente | Mourões Digital 2025
abrantesnafrente@gmail.com

Comentários