Depressão Martinho chega ao país esta quarta-feira, trazendo consigo chuvas e ventos fortes, granizo, agitação marítima e possibilidade de inundações
A ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta terça-feira um aviso dirigido à população tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas no próximo dias, face à aproximação da depressão Martinho, com chuva forte, vento e agitação marítima.
Os próximos dias vão ser de chuva, por vezes forte e persistente, que podem acompanhadas de granizo e com a ocorrência de trovoadas, devido à passagem da Depressão Martinho, no território nacional, de acordo com as informações do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), levando a proteção civil a emitir um alerta a toda a população.
Podemos também contar com vento forte, com as rajadas a poderem atingir os 75 quilómetros por hora, na generalidade do território, e os 120km/h nas terras altas.
Este quadro meteorológico deverá ser mais gravoso a partir da tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. Neste período é expectável «ocorrência de inundações em zonas urbanas» e o «transbordo do leito de alguns rios e ribeiras».
A proteção civil alerta ainda para a possibilidade de «deslizamentos e derrocadas» provocados pela infiltração da água, bem como um «piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água».
Alerta também para a «forte agitação marítima», com as autoridades a pedirem «cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros».
abrantesnafrente@gmail.com
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.