Pesquisar neste blogue

ALERTA | Trabalhos rurais proibidos até à meia-.noite de Terça-feira 28 de Julho

Pjcruz-ANF 15:00''
Em conferência de impressa realizada esta manhã de Domingo, o ministro da Administração Interna; Eduardo Cabrita, afirmou que estão proibidos todos os trabalhos rurais até às 24 horas de terça-feira, afirmando também que a maioria dos incêndios registados nos últimos dias se devem a actividades que podiam ser evitadas.

DR

Na conferência de impressa realizada este Domingo, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em Carnaxide, o ministro da Administração Interna; Eduardo Cabrita, afirmou que, se tem verificado mais uma vez nos últimos dias que, grande parte dos incêndios são evitáveis. 

Nesta semana, o incêndio de Vale de Cambra começou com um churrasco, o incêndio de Vila Flor no sábado começou com trabalhos agrícolas, outros incêndios também fruto de actividades absolutamente evitáveis e nesse sentido foi determinado que, são proibidos todos os trabalhos rurais até às 24 horas da próxima Terça-feira dia 28 de Julho.

Também de acordo com as previsões meteorológicas para os próximos dias, previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o ministro da Administração Interna indicou que a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil está a avaliar a situação para que o Governo decida sobre a declaração de alerta.

São cerca de 170 os municípios do continente que esta Segunda e Terça-feira, o IPMA coloca em nível máximo ou muito elevado de risco de incêndio rural, o que corresponde a cerca de dois terços dos mesmos em território continental, o que leva a que o Governo declare o país em situação de alerta máximo, o que permite mobilizar recursos, dispensar de trabalho todos os bombeiros voluntários, colocar num nível de prontidão máximo todas as entidades do sistema e, fundamentalmente, proibir actividades que causem risco, sendo prontamente fiscalizados pela GNR.

De acordo com a informação do IPMA, são 54 os concelhos: do interior Norte, do Centro, Alentejo e do Algarve que estão, hoje, em risco máximo de incêndio, mais propriamente municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Os distritos que estão hoje em risco máximo de incêndio são os de:  Guarda, com 12 (Vila Nova de Foz Côa, Trancoso, Pinhel, Almeida, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Celorico da Beira, Sabugal e Manteigas) e Castelo Branco, com 10 (Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Oleiros, Castelo Branco, Sertã, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

Em risco reduzido estão 31 municípios dos distritos de Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

O risco de incêndio é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis: máximo, muito elevado, elevado, moderado e reduzido).

Num aviso à população emitido na passada quinta-feira, a ANEPC dava conta das medidas preventivas, como a proibição das queimas e queimadas sem autorização, utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nestes locais, lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só era permitido com autorização das câmaras municipais, deixando assim de vigorar até às 00:00 Horas da próxima Terça-feira.
--
--

Comentários