Pesquisar neste blogue

Este Domingo quando for 02:00 horas passa novamente a ser 01:00 hora | Entramos no horário de inverno que vai até Março

A hora volta a mudar na madrugada deste domingo. Os relógios (que não forem automáticos) devem, por isso, ser atrasados uma hora: quando baterem as 02:00, volta a ser 01:00 em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores o processo é semelhante: quando forem 01:00, volta a ser 00:00.

DR


Este fim de semana vamos deixar de estar regulados pela hora de verão e entramos no horário de inverno. A mudança acontece na madrugada de domingo, 30 de Outubro, num ritual que começou no princípio do século passado com a I Guerra Mundial - Portugal começou em 1916. Isto porque a Comissão Europeia propôs acabar com as mudanças da hora sazonais em toda a União Europeia em 2019. A medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu.

No domingo, 30 de Outubro, vamos entrar na hora de inverno. O que tem de fazer?

Quando forem 02:00 em Portugal Continental e na Madeira deve atrasar os relógios uma hora. Nos Açores, a mudança será feita à 01.00. Nessa altura, os ponteiros do relógio recuam para a meia-noite.

"Temos de atrasar 60 minutos porque vamos sair do que se chama regime da hora de verão, que é controlada pela União Europeia". "Este regime da hora, a sincronização das várias instituições, começa em 1981, quando surge a primeira diretiva da Comunidade Económica Europeia (CEE), na altura ainda não era União Europeia, que estabelece que todos os países vão mudar a hora na mesma altura"


PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Comentários