Portugal teve um registo na quinta-feira de mais 8 mortes, 865 novos casos e 664 pessoas recuperadas da Covid-19
Em Portugal foi registado mais 865 novos casos confirmados de Covid-19, 8 mortes, a lamentar, 664 pessoas recuperadas e estão menos 124 pessoas em vigilância ativa, nos dados referentes às últimas 24 horas divulgados pela DGS esta quinta-feira, 21 de outubro de 2021. O número de doentes internados subiu, não sofrendo alteração nos cuidados intensivos. Estamos na zona amarela de transmissibilidade com 84,4 casos por 100 mil habitantes um valor que voltou a subir, com o índice Rt a estar nos 1,02.
| DR |
Tem 16 anos ou mais de idade? Pode fazer o Auto agendamento da vacina aqui.
- Em traços gerais o País chega a um total acumulado de 1.082.721 casos positivos, com os 865 casos confirmados nas últimas 24H;
- Lisboa e Vale do Tejo foi a região com mais casos registados com cerca de 44% do total do país;
- Recuperam mais 664 pessoas da infeção, atingindo um total de 1.034.043 pessoas recuperadas do vírus Covid-19.
- Foi registado mais 8 óbitos nas últimas 24 horas, estando com um total de 18.117 mortes devido à pandemia;
- São mais 193 as pessoas ativas com o vírus em Portugal, estando com um total 30.561 pessoas.
- São menos 124 pessoas em vigilância ativa, estando em contacto com as autoridades locais de saúde, 20.577 pessoas.
A nível dos contágios, a taxa de incidência está nos 84,4 casos de infeção por 100 mil habitantes, com o índice Rt em 1,02 a nível nacional e 84,8 casos no Continente, com índice Rt em 1,02 um valor que subiu no sentido na incidência de contágio.
De seguida apresenta-se um gráfico evolutivo (Parcial) dos casos positivos confirmados no País:
Relativamente aos óbitos ocorridos em Portugal, a região de Lisboa e Vale do Tejo é onde existe o maior número, com um total de 7.712 (+2), seguindo-se a região Norte com 5.589 (+1), depois a região Centro com 3.174 (+3), a seguir a região do Alentejo com 1.049 (+1), depois a região Sul com 476 (+1), segue-se o arquipélago da Madeira com 73 (-) e por fim os Açores com 44 (-).
A taxa de letalidade global situa-se nos 1,71% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos está em 5,3%, sendo neste grupo etária onde está a maior concentração do número de óbitos com 75% do total de mortes por Covid-19 a nível Nacional.
Pode confirmar no gráfico seguinte a evolução (parcial) do número diário de óbitos e a sua evolução a nível nacional:
Relativamente a doentes que estão a necessitar de cuidados hospitalares em todo o país verificamos que estão 288 (+2) pessoas em enfermarias Covid-19, destas estão 58 (-) em Unidades de Cuidados Intensivos, dados que revelam que subiu as camas ocupadas nos Hospitais para ser feito tratamentos pelos profissionais de saúde, mantendo-se nos cuidados intensivos.
De seguida pode verificar um gráfico dos dados gerais nacionais anteriormente referenciados:
Quadro dados nacionais
Apesar de serem levantadas a maioria das restrições, o vírus ainda se encontra ativo, pelo que, todas as precauções de proteção existentes, devem de continuar a ser assimiladas e de acordo com as indicações da DGS, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.
COMO SE PROPAGA?
O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.
Sintomas mais comuns:
- febre
- tosse seca
- cansaço
- tensão e dores musculares
- dores de garganta
- diarreia
- conjuntivite
- dor de cabeça
- perda de paladar ou olfato
- irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com
Gráficos: PJ Cruz

Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.