Pesquisar neste blogue

Alerta Vermelho para a região Norte do País devido ao agravamento das condições meteorológicas | Restante zonas em Alerta Amarelo

As previsões apontam para uma madrugada de muita chuva, acompanhada de vento forte, principalmente no Litoral Norte do País. O Alerta laranja está emitido até às 03:00 horas do primeiro dia do Ano Novo, passando a alerta vermelho a partir dessa hora e que vai até às 12:00 horas deste domingo dia 1 de janeiro de 2023. Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro e Vila Real são os que vão estar neste alerta. A proteção civil alertou para o risco do aumento dos leitos do Rio Nabão e Zêzere, em vários pontos do seu trajeto.

d.r.

Alguns distritos do País, estão em aviso Laranja, passando a Vermelho a partir das 03:00 horas de domingo, primeiro dia do ano de 2023, nomeadamente: Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Braga e Aveiro, devido a chuva forte e persistente, trovoadas e ventos fortes.

Sob Aviso Laranja, estará o distrito de Viseu.

Alguns eventos programados para os concelhos destes distrito, tais como, o Porto, Gaia, Chaves e Aveiro, cancelaram o programa festivo que tinham para a passagem do ano velho para o ano novo.

Os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, devido à agitação marítima, chuva persistente e vento forte.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a “não ir a banhos” no primeiro dia de 2023, tradições que existem em algumas zonas do país e também pede que se evite deslocações para zonas expostas à agitação marítima.

A Proteção Civil também alertou para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e lençóis de água nas estradas devido às previsões de chuva e vento forte a partir de sábado, principalmente nas regiões do Norte e Centro.

Para quem tenha de andar nas estradas, pede-se cautela e moderação na condução das suas viaturas e evite a ingestão de álcool e outras substancias, pois as forças policiais estarão no controlo destas situações, tanto em operações montadas, bem como em sistemas de video-vigilância

PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com;

Comentários