Pesquisar neste blogue

TEMPO | ACABA DEPRESSÃO ELSA CHEGA O FABIEN COM CHUVA PERSISTENTE E VENTOS FORTES

De acordo com os critérios estabelecidos pelo serviço de meteorologia espanhóis, no próximo Sábado dia 21 de Dezembro, a depressão Fabien, irá afectar o território nacional, com períodos de chuva persistentes e ventos fortes. Ainda não restabelecidos pela tempestade Elsa.




A depressão Fabien irá interagir com a região depressionária complexa no Atlântico Norte,
a cujo núcleo principal foi atribuído o nome de ELSA, e que continua a afetar o território nacional até esta 6ª feira, 20 de dezembro de 2019.

Em Portugal Continental, os efeitos colaterais da depressão Fabien começarão a fazer a sentir-se a partir do próximo sábado, 21 dezembro de 2019, com períodos de chuva persistente, e por vezes forte, na região Centro, Alto Alentejo, e litoral entre o Rio Tejo e o Cabo de Sines, até final da madrugada, e aguaceiros temporariamente intensos no Minho e Douro Litoral até meio da tarde, e intensificação do vento, especialmente nas regiões Norte e Centro.

O vento será forte de sudoeste, rajadas a atingir valores de 90km/h, em especial no litoral Norte e Centro, e de 130 km/h nas terras altas. A agitação marítima associada ao Fabien irá igualmente fazer-se sentir-se na Costa Ocidental, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego, onde as ondas poderão atingir 7 a 8 metros de altura significativa, entre o final de dia 21 e o início da manhã de dia 22, com alturas máximas de 14/15 metros.

É ainda de referir que se prevê que os efeitos em Portugal Continental da depressão Fabien não apresentem a mesma intensidade que os da depressão Elsa, em particular em termos de vento e, com mais significado, em termos de precipitação.

No que diz respeito à agitação marítima, prevê-se que a agitação marítima, seja mais forte no Litoral Norte do que a que foi gerada pela depressão Elsa, sendo menos forte no restante Litoral Oeste e com impacto reduzido no Litoral Sul. As zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afetadas com vento forte e agitação marítima forte.

Nota: Nesta altura do ano a hora UTC corresponde à hora local de Portugal Continental e da Madeira e a mais uma hora do que a hora local dos Açores.


Paulo J Cruz - ANF

Comentários