Pesquisar neste blogue

Há 124 anos, nasceu Antonio Botto em Concavada a 17 de Agosto ilustre poeta do concelho de Abrantes

Faz no dia de hoje, 17 de Agosto, 124 anos, que nascia em Concavada, no concelho de Abrantes, o poeta António Botto, que viria a falecer no Brasil em Março de 1959. O poeta, dramaturgo, escritor, funcionário público de profissão, deixou um vasto leque de obras, que pode consultar na Biblioteca Municipal em Abrantes, que foi batizada com o seu nome.

Busto de homenagem a António Botto em Concavada | DR

O poeta, António Botto, nasceu em Concavada, no concelho de Abrantes, a 17 de agosto de 1897. Dá nome à Biblioteca Municipal, desde o ano de1993, podendo ser lá consultada a sua bibliografia até ao final deste mês de Agosto.

A sua obra mais popular tem o nome de, "Canções", tratando-se de um marco na lírica portuguesa pela ousadia e pela novidade que nos transmite, abordando de um modo subtil o tem explícito do amor homossexual, causando grande escândalo e ultraje entre os meios reacionários da época.

Também em Bemposta, no concelho de Abrantes, na Biblioteca Lizardo Leitão, poderá visitar a mostra bibliográfica de António Botto, às quartas e sextas-feiras, entre as 09:30 e as 15:30 horas, também até 31 de Agosto de 2021.

A Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz” tem agendadas várias iniciativas que irão decorrer durante este mês, junto de instituições sociais, com a leitura de excertos de obras do poeta, oriundo da localidade de Concavada, do Concelho de Abrantes.


Comentários