Pesquisar neste blogue

Distrito de Santarém ultrapassa os dois mil casos positivos diários e tem um total de 70468 casos confirmados e 601 pessoas recuperadas da Covid-19 esta quinta-feira

Nos dados epidemiológicos referentes aos 21 concelhos que compõem o Distrito de Santarém, de quinta-feira, 20 de janeiro de 2022, foram registados mais 2.138 novos casos confirmados, sem mortes por Covid-19 e 601 pessoas recuperaram da infeção pelo vírus. Foi superado novamente o número de novos casos positivos, em 24 horas, desde o inicio da pandemia, aumentando significativamente o número de casos ativos.

DR

A nível local, nas últimas 24 horas, o concelho de Abrantes registou 141 novos casos positivos, sem óbito, sem novas pessoas recuperadas, está com 1.369 pessoas ativas com Covid-19.
O Concelho de Constância registou 21 novos casos positivos, sem óbitos, sem pessoas recuperadas, está com 176 pessoas ativas com o vírus.
No concelho de Mação registou 15 novos casos positivos, sem óbitos, sem pessoas recuperadas da infeção, estando com 167 casos ativos com Covid-19.
No que concerne ao concelho do Sardoal registou 9 novos casos positivos, sem óbitos, sem pessoas recuperadas, está com 186 casos ativos de Covid-19.

Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:


No ACES do Médio Tejo, foram registados mais 1.077 casos positivos confirmados, sem óbitos reportados e sem pessoas recuperadas da infeção, nas últimas 24 horas.

Os casos positivos foram reportados nos concelhos de: Abrantes (141), Alcanena (60), Constância (21), Entroncamento (110), Ferreira do Zêzere (67), Mação (15), Ourém (248), Sardoal (9), Tomar (163), Torres Novas (204) e Vila Nova da Barquinha (39

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 33.856 casos positivos, já recuperam da infeção 25.532 pessoas, estando ainda ativas 7.897 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2, valor que aumentou.

Sem dados sobre pessoas em vigilância ativa.

Os 427 (0) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (96), Abrantes (78), Torres Novas (67)Tomar (59)Alcanena (42), Entroncamento (26), Ferreira do Zêzere (20), Mação (17), Vila Nova da Barquinha (12)Sardoal (6) e Constância (4).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.



No ACES da Lezíria, foram registados mais 866 casos positivos confirmados, sem óbitos reportados e 577 pessoas recuperaram da infeção pela Covid-19, nos dados referente às últimas 24 horas.

Os casos positivos foram reportados nos concelhos de: Almeirim (106), Alpiarça (38), Cartaxo (131), Chamusca (43), Coruche (60), Golegã (15), Rio Maior (99), Salvaterra de Magos (83) e Santarém (291).

Em resumo, já foram confirmados 29.849 casos positivos de infeção pelo vírus, destas já recuperaram da doença 24.793 pessoas, a lamentar 457 óbitos reportados, estando assim ainda ativas com o vírus 4.599 pessoas.

Sem dados do número de pessoas em vigilância ativa pelas autoridade de saúde.

Os 457 (0) óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (165), Coruche (71), Rio Maior (61), Almeirim (42)Salvaterra de Magos (41), Cartaxo (30)Chamusca (22)Golegã (14) e Alpiarça (11).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


No concelho de Benavente, incluído no ACES do Estuário do Tejo, houve registo de 195 novos casos positivos confirmados, sem óbitos, 24 pessoas recuperadas da infeção e estão menos 66 pessoas estão em vigilância ativa nas últimas 24 horas.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 5.686 casos positivos, destes já recuperaram 4.378 pessoas, a lamentar a ocorrência de 94 (0) óbitos, estando ainda ativos 1.214 pessoas com a infeção.

Estão 689 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.

Quadro parcial casos positivos Distrito de Santarém | @anf

Nos totais acumulados do Distrito de Santarém existe agora um total de 68.330 casos confirmados, estão contabilizadas 978 mortes, a lamentar, já recuperaram da infeção 54.102, estando assim ativas em todo o distrito 13.250 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19, valor que voltou a subir.

Os Aces do Médio Tejo e da Lezíria deixaram de fornecer dados das pessoas que estão sob vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Apenas é conhecido estes dados no concelho de Benavente que continua a fornecer estes números.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:

Quadro Síntese Dados Distrito de Santarém Covid-19 | ANF@

Vacina COVID-19 + GRIPE | Pedido de agendamento

Tem 65 ou mais anos mais de idade? Pode fazer o Auto agendamento da vacina aqui.
Tem 60 ou mais anos e ainda não foi vacinado com a dose de reforço contra a gripe, clique aqui.
Tem 50 ou mais anos e foi vacinado com a vacina da Jansen, clique aqui.

Estamos em Estado de Calamidade, novas medidas entraram já neste dia de natal em vigor, o vírus ainda se encontra ativo, pelo que, todas as precauções de proteção existentes, devem de continuar a ser assimiladas e de acordo com as indicações da DGS, para que o mesmo de propague e que não seja a próxima vitima da Covid-19.

COMO SE PROPAGA?

O vírus que causa a COVID-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. Estas gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies.
Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus se estiver a uma grande proximidade de alguém com COVID-19 ou tocar numa superfície contaminada e, em seguida, nos olhos, no nariz ou na boca.
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • tensão e dores musculares
  • dores de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

PJCruz - ANF/MAF/FFA
abrantesnafrenteblog@gmail.com

Powered by FeedBurner

Comentários