Pesquisar neste blogue

Legislativas 22 | Distrito de Santarém PS e Chega ganham mais 1 deputado | PCP e BE ficam sem representação

Já são conhecidos os resultados relativos às Legislativas 2022, no Distrito de Santarém, o PS vence e elege 5 deputados, mais 1 que em 2021, PSD elege os mesmos 3 deputados, o CHEGA elege pela primeira vez 1 Deputado e PCP e BE ficam sem representatividade no parlamento não elegendo nenhum deputado.

DR

Está fechada a contagem dos votos em todos os concelhos do Distrito de Santarém, com o PS a vencer as eleições e a eleger mais 1 deputado que em 2019, passando a contar com 5 eleitos no parlamento.

O PSD fica na segunda posição, piorando o resultado de 2019, com menos 6 mil votos, mas mantendo os mesmos 3 deputados eleitos no parlamento.

A terceira força politica passa a ser o CHEGA, que elege 1 deputado, obtendo quase mais 20 mil votos que nas eleições, sendo a primeira vez que elege neste circulo eleitoral.


Em quarto, surge o PCP, que não elege nenhum deputado para o parlamento, ficando o seu carismático cabeça de lista e figura à longos anos na Assembleia da Republica, António Filipe de fora da sua composição.

O BE desce para quinta força politica, perdendo 11 mil votos, o que faz com que, também perca a sua representatividade no parlamento, seguindo a tendencia nacional e perdendo a 3.ª posição, que ficava atrás dos partidos do regime.

O IL obteve cerca de mais 7 mil votos, subindo substancialmente em relação a 2019, mas o resultado também não chega para eleger deputado.

O CDS obtém mais 5 mil votos, mas os mesmos não chegam para eleger deputado.

O PAN desde também a sua votação obtendo cerca de metade dos votos, dos que obteve em 2019.

O LIVRE também subiu a sua votação, chegando perto dos dois mil votos.


No Concelho de Abrantes, o PS ganhou esmagadoramente, obtendo mais mil votos que em 2019, seguindo-se o PSD que obteve um resultado semelhante relativamente às últimas eleições legislativas, com mais cerca de 500 votos.

O CHEGA é a terceira força politica, seguindo a tendência nacional e obtendo cerca de mais de 1.500 votos.

O BE passa a quarta força politica, perdendo cerca de 1.200 votos.

Em quinto surge o PCP, perdendo 250 pessoas votantes em relação a 2019.

O IL vem no 6.º lugar, obtendo mais cerca de 470 votos em relação às últimas legislativas.

O CDS perde cerca de 400 votos em relação ao ano de 2019.

O PAN perde cerca de 200 votos, já o LIVRE mantém praticamente a mesma votação das últimas eleições para a Assembleia da República.





PJCruz - ANF/MAF/FFA; abrantesnafrenteblog@gmail.com

Comentários