CORONAVÍRUS | Primeiros casos confirmados aparecem na zona do Médio Tejo (Tomar, Ourém e Constância)

Esta Terça-feira dia 17 de Março, foram confirmados três (3) casos da Pandemia; Coronavírus na zona do Médio Tejo, tratando-se de habitantes das localidades de Tomar, Ourém e Constância.


Hospital de Campanha para Teste da Pandemia na Unidade Abrantes/CHMT | Foto: anf

Entretanto com o aumento expoente do número de casos confirmados da Pandemia do Covid-19 em Portugal, eis que surge os primeiros casos confirmados na zona do Médio Tejo, mais propriamente doentes das localidades de Tomar, Ourém e Constância, encontrando-se os mesmos internados na Unidades centrais de referência de Lisboa e Coimbra.

O primeiro caso confirmado, trata-se de uma mulher, ainda jovem e funcionária da Câmara Municipal de Mação, que já se encontrava em vigilância desde 11 de Março, e que deu no dia de hoje entrada na Unidade Hospitalar de Tomar do CHMT.

Com esta confirmação, todos os colegas de trabalho que estavam lado a lado com a doente, estão sob vigilância, num total de 6 pessoas, além dos serviços da Câmara de Tomar, terem encerrado o espaço contiguo onde laboravam para proceder á sua desinfecção.

Já os outros dois casos, tratam-se de dois indivíduos do sexo masculino, um ainda em idade activa e outro já idoso, estando o primeiro internado em Coimbra e o último em Lisboa, estando as autoridades de saúde a tomarem as respectivas medidas, com toas as  pessoas que estiveram em contacto com os mesmos.

Entretanto as 3 Unidades Hospitalares do CHMT (Abrantes, Tomar e Torres Novas), preparam o terreno para receber possíveis casos da Pandemia, para a realização de testes e depois serem encaminhados para Unidades de referência. Foram montadas tendas no exterior das instalações, para separar este tipo de casos, para que os restantes utilizem a urgência física, sem terem qualquer contacto com estes.

No dia de Hoje, foram confirmados pela DGS: o número de infectados em Portugal subiu para os 448, mais 117 casos que ontem 2.ª feira.

Existem 4030 casos suspeitos (mais 1.122), dos quais 323 aguardam resultados.

Dos casos confirmados, 206 pessoas encontram-se internadas, sendo que 17 das mesmas encontram-se em cuidados intensivos e inspirando mais cuidados.

Três doentes já foram recuperados pelos serviços de saúde, passando pela fase dos dois testes negativos para o Covid-19.

A região Norte é aquela que regista o maior número de casos confirmados (196), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (180), da região Centro (51) e do Algarve (14). Há um caso nos Açores. O Alentejo e o Arquipélago da Madeira não registam ainda nenhum caso confirmado.

As últimas medias feitas para minimizar os efeitos da pandemia. além do controlo em todas as fronteiras, vão ser cancelados os voos internacionais, e já foi accionado o estado de calamidade na cidade de Ovar, devido ao elevado número de caos que surgiram nas últimas 24 horas naquela localidade.

A nível local, os festejos que iam ter em Abril nas Vilas de Constância e Sardoal foram cancelados.

No mundo do Futebol ficou hoje a saber-se que o Campeonato Europeu de Futebol 2020, foi adiado para o ano seguinte, titulo que Portugal defende, que conquistou em 2016 em solo Francês.

Toda a prevenção, e seguir todas as normas pedidas pela Direcção geral de Saúde, têm de ser seguidas por todos em geral, para evitar a prorrogação desta pandemias, que cada dia que passa se torna mais evidente no quotidiano dos Portugueses e de todo o mundo em geral.

Evite sair de casa, faça-o apenas para o estritamente necessária e siga todas as normas instituídas pela Direcção Geral da Saúde.

PJ Cruz - ANF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOTÍCIAS | Despiste de Motociclo fez uma vitima mortal em Casal do Pereiro (Bemposta) no concelho de Abrantes

FUTEBOL | Liga Inatel Santarém - Equipas do SC Barrosense e do Juv. Figueirense foram suspensas até final da temporada

Polícia Judiciária deteve em Abrantes homem de 35 anos por crimes sexuais contra crianças