Covid-19 | Portugal entra em nova fase de mitigação a partir das 00:00 horas desta Quinta-feira 26 de Março

PJ Cruz - ANF 23:30''

Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, a partir das 00:00 horas desta Quinta-feira dia 26 de Março, entramos numa nova fase de Mitigação no combate ao vírus.



Portugal vai começar uma nova fase no combate à pandemia de COVID-19. A partir das 00:00 horas desta quarta para quinta-feira dia 26 de Março de 2020, todo o país irá entrar numa nova fase de mitigação e seguir as novas normas delineadas pela DGS.

Está já decretado pela Protecção civil alerta laranja para os Concelhos de Lisboa, Porto e Aveiro, podendo alargar a outras zona do país a qualquer instante.

As autoridades de saúde estão a reconhecer que já existe transmissão local do vírus em ambiente fechado e também existe transmissão comunitária, o que faz transparecer que, os planos delineados até agora já não chegam para travar o surto de Pandemia no país, sendo necessário dar mais um o passo em frente nas acções a desenvolver para conter o surto pandémico Covid-19.

O Plano Nacional de Preparação e Resposta ao novo coronavírus estabelece três níveis e seis sub-níveis, de acordo com a avaliação de risco para a Covid-19 e o seu impacto para Portugal.

Segundo o documento da DGS, a fase de mitigação, nível vermelho de alerta e de resposta três (a mais elevada de uma escala de três), corresponde à presença de casos de covid-19 em território nacional e divide-se entre os sub-níveis de "cadeias de transmissão em ambientes fechados "e "cadeias de transmissão em ambientes abertos".

Durante esta fase, “as cadeias de transmissão do Covid-19 já se encontram estabelecidas em Portugal, tratando-se de uma situação de pandemia activa”. As medidas de contenção passam a ser insuficientes e “a resposta é focada na mitigação dos efeitos do Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar a morbimortalidade — a relação entre o número mortes provocadas pela doença, num determinado local e período de tempo — e/ou até o surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz”.

Isso implica, segundo o plano da DGS, que todos os hospitais do SNS sejam chamados a dar resposta, que os hospitais do sector privado e social sejam envolvidos na fase de diagnóstico e na gestão de casos, que o isolamento de doentes possa ser feito em casa e que o uso de máscara possa ser recomendado para pessoas com “susceptibilidade acrescida” em contextos de grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.

A partir da meia-noite desta quinta-feira, os hospitais e centros de saúde vão ter de se adaptar a novas regras para dar resposta à fase actual da doença em Portugal.


Pode consultar todas as novas directrizes em: NOVA FASE DE MITIGAÇÃO


--
--

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOTÍCIAS | Despiste de Motociclo fez uma vitima mortal em Casal do Pereiro (Bemposta) no concelho de Abrantes

FUTEBOL | Liga Inatel Santarém - Equipas do SC Barrosense e do Juv. Figueirense foram suspensas até final da temporada

Polícia Judiciária deteve em Abrantes homem de 35 anos por crimes sexuais contra crianças