Alunos de escolas do Agrupamento Dr. Solano de Abreu em Abrantes testam positivo à Covid-19 originando que várias turmas fiquem confinamento
Nos resultados dos testes realizados na manhã desta quarta-feira dia 14 de Abril de 2021 na comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Solano de Abreu em Abrantes, um aluno do pré-escolar testou positivo, existindo na mesma turma outro caso positivo, mais um aluno do 1.º ciclo e outro do 2.º ciclo tiveram resultado positivo à Covid-19. Assim 3 turmas do pré-escolar, 3 turmas do 1.º ciclo e 1 turma do 2.º ciclo vão ficar em isolamento profilático .
![]() |
DR |
Após o surgimento de 1 caso positivo num aluno do pré-escolar e feitos testes antigénios aos restantes elementos da comunidade escolar, foram conhecidos os resultados ao inicio desta tarde e mais 1 aluno da mesma turma testou positivo. Também outro aluno do 1.º ciclo teve o mesmo resultado, estes todos da Escola Lucília Moita.
Outro aluno do 2.º ciclo da Escola Dr. Solano de Abreu, familiar do aluno do 1. ciclo também testou positivo, com a direção do agrupamento a acionar o plano de prevenção e conjuntamente com as autoridades locais de saúde, ordenaram que 3 turmas do pré-escolar, 3 turmas do 1.º ciclo, ambas da Escola Lucília Moita e 1 turma da Escola sede do Agrupamento de escolas Dr. Solano de Abreu em Abrantes fiquem em casa em isolamento profilático durante os próximos 14 dias subsequentes.
De acordo com as diretivas da DGS, sempre que surja um caso positivo em aluno de uma escola, são feitos testes rápidos a toda a comunidade escolar, dentro do agrupamento, e posteriormente feito um teste laboratorial para confirmação dos casos positivos.
De acordo com o plano escolar de contenção e isolamento, sempre que surjam casos positivos, é feito o isolamento de todos os alunos que tiveram contacto com estes casos positivos, dentro da mesma escola.
Daí advém o isolamento profilático das 3 turmas do pré-escolar e 3 turmas do 1.º ciclo da escola Lucília Moita e 1 turma do 2.º ciclo da Escola Dr. Solano de Abreu, todas em Abrantes.
Vão ficar em casa, em confinamento 42 alunos do pré-escolar, 53 alunos do 1.º ciclo e 20 alunos do 2.º ciclo, num total de 115 alunos, de 7 turmas de 2 escolas. Também educadores, professores, num total de 22 e 6 outros operacionais que tiveram contato com estes casos positivos, vão ficar em isolamento profilático durante os próximos 14 dias, passando as aulas a ser no regime não presencial.
Texto: PJCruz - MD/ANF
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.