Pesquisar neste blogue

Surto com perto de 40 casos positivos no lar do centro social do Pego (Abrantes)

Estão a ser conhecidos os resultados dos restantes testes feitos a funcionários e utentes do Lar do Centro Social do Pego, são 35 os casos positivos detetados no rastreio efetuado, após 3 pessoas, 1 funcionário e 2 utentes estarem infetados ao início da semana. Um surto ativo está agora nas mãos dos serviços de saúde e da proteção civil local.

Imagem: maisassociados | DR

O Centro Social do Pego, no concelho de Abrantes tem um surto de covid-19, com quase 40 casos confirmados entre utentes e funcionários.

Após o conhecimento no fim de semana de um funcionário, ter acusado positivo, após este estar com sintomas de Covid e de se ter dirigido ao Hospital de Abrantes e verificar que estava infetado, foram de imediato tomadas medidas, com o rastreio dos restantes funcionários, colaboradores e utentes do lar, num universo de 120 pessoas.

Os alarmes das autoridades tocaram quando um colaborador do lar do apresentou sintomas. Os testes avançaram de imediato em 120 utentes e funcionários.

Dos testes realizados, estão confirmados 31 utentes e 4 funcionários com teste positivo. Dos utentes que acusaram positivo â Covid-19, 2 utentes estão internados na unidade covid do Hospital de Abrantes, os restantes estão assintomáticos.

As autoridades de saúde, estão agora a verificar os contatos feitos com estes utentes e funcionários que acusaram positivo, para ser feita a quarentena necessária e controlar o surto que ocorreu nesta instituição.

O Centro Social do Pego é uma IPSS que tem também um centro de dia e uma creche, mas que funcionam em edifícios diferentes do lar residencial onde foi detetado este surto.

Em declarações à estação de televisão SIC, o Presidente da Camara Municipal de Abrantes e representante máximo da proteção civil no concelho, prestou os devidos esclarecimentos à equipa de reportagem que se deslocou ao local

>

PJCruz ANF/MAF
Vídeo: SIC
Foto: mais associados

Comentários