Município de Abrantes avança com redefinição de acesso ao Hospital com construção de uma rotunda na principal via de acesso sul à cidade

Foi aprovado por unanimidade, na última reunião do executivo do Município de Abrantes realizada na passada Terça-feira dia 9 de Fevereiro, a redefinição do acesso ao Hospital de Abrantes e a principal via de entrada na cidade do lado Sul, onde estará incluída uma rotunda, numa obra orçada em 758.767.19€, verba esta questionada pelo vereador do Bloco de Esquerda, fazendo a mesma parte do PUA OE4 - Plano de Urbanização de Abrantes.


Município Abrantes DR


Foi aprovado por unanimidade, o projeto de execução e o lançamento da empreitada de construção de uma rotunda no acesso ao Hospital, na interseção da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (estrada do Ciclo) com a Avenida Dr. Santana Maia (via de ligação à Av. do Paiol) e o Largo Eng.º Bioucas que dá acesso ao edifico do Hospital.

O preço base da empreitada é fixado em 758.767,19 € e o prazo de execução previsto é de 150 dias.

O vereador, Armindo Silveira do Bloco de Esquerda, ainda questionou sobre uma obra que está incluída no programa OE4 do PUA - Projeto de urbanização de Abrantes, onde também se inclui a construção de um edifício com o objetivo da facilitar o acesso pedonal entre o Largo do Tribunal e o Hospital, estando também incluído um elevador no lado sul, com uma parte da verba a ser de origem privada, indicada no referido, mas referido pelo presidente que a mesma não estava assegurada e que isso poderá implicar num investimento extra para o Município.

De acordo com o vereador do Bloco de Esquerda, sendo uma alteração ao que está estipulado na ficha do PUA e embora não estando totalmente fechado todo o processo, será importante o esclarecimento sobre este financiamento, nomeadamente se vai haver uma candidatura a fundos europeus ou de onde virá a verba provavelmente em falta, não obstante esta situação, o voto do BE acabou por ser de aprovação da empreitada.

De acordo com o Município de Abrantes, com esta intervenção serão anulados os constrangimentos de trânsito, visando facilitar as condições de circulação, de acessibilidade e de estacionamento junto ao Hospital e no acesso ao Centro Histórico de Abrantes, nomeadamente: Esplanada 1º de Maio; Mercado Municipal; Unidade de Saúde Familiar; Loja de Cidadão e a toda a área de comércio tradicional.

Município de Abrantes DR

Ainda de acordo com o executivo municipal, nesta obra está incluída a requalificação das zonas de estacionamento de apoio ao Hospital, que passará a ser uma única com 151 lugares (+ 21 lugares das atuais duas bolsas de estacionamento), estando também incluídos 4 lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, para além de se manterem os seis lugares para serviço de táxis. 

As duas paragens dos transportes públicos vão ser alteradas e também está prevista a melhoria da iluminação pública, bem como a organização do trânsito, nomeadamente no cruzamento da Avenida Dr. Santana Maia com ligação ao Bairro Municipal e ao Vale da Fontinha, havendo no futuro, uma via de acesso à escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

De acordo com a presidência a execução desta obra está condicionada devido a situação epidemiológica pela qual estamos a atravessar.

Texto: PJCruz ANF-MAF
Fonte: Município de Abrantes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOTÍCIAS | Despiste de Motociclo fez uma vitima mortal em Casal do Pereiro (Bemposta) no concelho de Abrantes

FUTEBOL | Liga Inatel Santarém - Equipas do SC Barrosense e do Juv. Figueirense foram suspensas até final da temporada

Polícia Judiciária deteve em Abrantes homem de 35 anos por crimes sexuais contra crianças