Distrito de Santarém com 897 pessoas recuperadas, mais 16 óbitos e mais 109 casos positivos | Abrantes com mais 7 novas pessoas infetadas nas últimas 24 horas
Saúde | Os dados recolhidos de Terça 02/02/2021 no Distrito de Santarém revelam mais 109 novos doentes infetados por Covid-19. Foram reportados mais 16 óbitos a lamentar. Recuperaram da infeção 897 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 251 pessoas saíram de vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 7 novos casos positivos nas últimas 24 horas.
![]() |
DR |
Os números não param de aumentar, com as infeções a espelharem-se no seio da comunidade, em lares, casas de acolhimento para idosos, escolas, creches, equipas de futebol, entre outras, atingidas pelo vírus Covid-19. A continuação do fecho das escolas, com a retoma das aulas online a partir de 8 de Fevereiro. Fecho de fronteiras está ativo.
- De salientar o número de casos positivos que baixou pelo 2.º dia consecutivo, com o Distrito a ter já mais 24 mil casos no seu total e o número de óbitos a lamentar já passou das 500.
- Um bom indicador é a descida das vigilâncias ativas pelas autoridades de saúde locais, pessoas em isolamento profilático, algumas assintomáticas, outras á espera do resultado do teste PCR, segundo as autoridades de saúde o mais eficaz para comprovar a exposição da pessoa ao vírus e a sua infeção pelo mesmo.
Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:
No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 76 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Abrantes (7), Alcanena (10), Entroncamento (7), Ferreira do Zêzere (5), Mação (7), Ourém (14), Tomar (20), Torres Novas (4) e Vila Nova da Barquinha (2).
Foram recuperadas 618 pessoas da infeção pelo vírus e 52 pessoas saíram de vigilância ativa pelas autoridades de saúde em vários concelhos deste ACES.
Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 12.064 casos positivos, já recuperam da infeção 6.606 pessoas, a lamentar a ocorrência de 226 (=) óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 5.232 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.
São 670 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Os 226 óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (49), Abrantes (46), Torres Novas (36), Tomar (28), Alcanena (23), Entroncamento (14), Mação (12), Ferreira do Zêzere (7), Vila Nova da Barquinha (4), Constância (3) e Sardoal (3).
* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Foram reportados mais 15 óbitos, os mesmos nos concelhos de Almeirim (3), Cartaxo (3), Chamusca (1), Coruche (2), Rio Maior (3), Salvaterra (2) e Santarém (3)..
Mais 267 pessoas recuperaram da doença, e mais 354 pessoas saíram da vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 10.623 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 7.653 pessoas, a lamentar 276 (+15) óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 2.694 pessoas.
Estão em vigilância ativa 1.127 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.
Os 276 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (107), Coruche (47), Rio Maior (42), Almeirim (22), Salvaterra (19), Chamusca (14), Cartaxo (14), Golegã (9) e Alpiarça (4).
**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo, em dados reportados com um delay de 24 horas, foram mais 7 os novos casos positivos, mais 19 pessoas recuperaram da infeção e mais 43 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Mais 1 óbito a lamentar foi reportado neste concelho.
Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 1.871 casos positivos, destes já recuperaram 1.110 pessoas, a lamentar a ocorrência de 35 (+1) óbitos, estando assim ainda ativos 739 pacientes.
São 530 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.
*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.
Nos totais parciais acumulados do Distrito de Santarém, sem dados do municípios de Benavente, foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 109 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 24.558 casos positivos.
Foram reportados mais 16 óbitos a lamentar, estando o Distrito com um total acumulado de 537 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 897 pessoas, num total de 15.369 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 8.652 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 283 pessoas saíram da vigilância ativa, somando agora um total de 2.327 sob controlo das autoridades locais de saúde.
Foram reportados mais 16 óbitos a lamentar, estando o Distrito com um total acumulado de 537 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 897 pessoas, num total de 15.369 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 8.652 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 283 pessoas saíram da vigilância ativa, somando agora um total de 2.327 sob controlo das autoridades locais de saúde.
Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:
O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 14 de Fevereiro de 2021 é o seguinte:
Concelhos de Risco Extremamente Elevado: Abrantes, Alcanena, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra, Santarém, Sardoal, Tomar e Torres Novas.
Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental
Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com novo Estado de Emergência a entrar a partir e prolongado até 14 de Fevereiro de 2021.
- Dever de recolhimento obrigatório
- Multas por incumprimento duplicam
- Teletrabalho Obrigatório
- Escolas em modo online a partir de 8 de Fevereiro
- Fecho de fronteiras
- Voos para fora vão ter restrições
- Entretanto nos últimos dados divulgados, Portugal é o país com o maior número de casos por milhão de habitantes, Proteja-se
Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.