Pesquisar neste blogue

Distrito de Santarém com mais 53 novos casos positivos e mais 13 pessoas recuperaram, sem registo de óbitos | Concelho de Abrantes regista mais 1 pessoa infetada

Saúde | Os dados recolhidos de sábado dia 27/02/2021 no Distrito de Santarém revelam mais 53 novos doentes infetados e não houve óbitos reportados, situação que já sucedia há largas semanas. Por outro lado recuperaram da infeção 13 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 22 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. Concelho de Abrantes com mais 1 caso positivo. Dados voltaram a subir no distrito.

DR

Os casos positivos no Distrito estão a descer, por outro lado o número de pessoas recuperadas da infeção avança a um bom ritmo. Já as vigilâncias ativas tiveram novamente uma subida. O número de mortes por Covid-19 diminuiu. O confinamento decretado, agora, até dia 1 de Março, poderá ser um bom indicador de que só com o bom senso de todos os Portugueses, em seguirem as regras, poderá levar a bom porto, a retoma gradual de um desconfinamento na sociedade. Mesmo assim não de pode baixar a guarda, caso queiram garantir um melhor futuro para todos.

De relembrar que está restrita a circulação de pessoas entre concelhos a partir das 20:00 horas desta Sexta-feira, indo até às 05:00 horas da próxima Segunda-feira. Todos os estabelecimentos de bens e serviços permitidos que estão abertos ao público encerram às 20:00 nos dias úteis e até às 13:00 aos fins de semana e feriados, exceto o retalho alimentar, que pode funcionar aos fins de semana até às 17:00 horas. Restantes restrições estão em vigor até ao próximo dia 1 de Março, pelo menos.


Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:

No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 15 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Abrantes (1), Alcanena (1), Entroncamento (3), Ourém (4), Tomar (5) e Torres Novas (1).

O número de pessoas recuperadas da infeção pelo vírus não sofreu alteração, e mais 18 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde.

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 12.588 casos positivos, já recuperam da infeção 11.332 pessoas, estando ainda ativas 892 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.

São 178 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 364 () óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (81), Abrantes (68), Torres Novas (59), Tomar (51)Alcanena (38), Entroncamento (20), Ferreira do Zêzere (16), Mação (14)Vila Nova da Barquinha (8)Sardoal (5) Constância (3).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.


No ACES da Lezíria, foram mais 37 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos reportados nos concelhos de: Almeirim (2), Alpiarça (1), Coruche (14), Golegã (1), Rio Maior (7), Salvaterra de Magos (5) e Santarém (7).

Mais 8 pessoas recuperaram da doença, e mais 4 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 12.195 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 11.384 pessoas, a lamentar 367 () óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 444 pessoas.

Estão em vigilância ativa 237 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 367 () óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (147), Coruche (56), Rio Maior (49), Salvaterra de Magos (32), Almeirim (28)Cartaxo (22), Chamusca (17), Golegã (10) Alpiarça (6).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.



No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo, e pertencente ao distrito de Santarém, no reporte de dados houve mais 1 caso positivo, mais pessoas recuperaram da infeção e mantiveram-se as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 2.215 casos positivos, destes já recuperaram 1.977 pessoas, a lamentar a ocorrência de 81 () óbitos, estando assim ainda ativos 157 pacientes.

São 113 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.


Nos totais acumulados do Distrito de Santarém não existiu nas últimas 24 horas, mais 53 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 26.998 casos positivos.
Não houve óbitos reportados nas últimas 24 horas, estando o Distrito com um total acumulado de 812 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 13 pessoas, num total de 24.693 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 1.493 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 22 pessoas entraram em vigilância ativa, somando agora um total de 529 sob controlo das autoridades locais de saúde.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:


O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 07 de Março de 2021 é o seguinte:

Concelhos de Risco ModeradoCoruche e Sardoal.

Concelhos de Risco Elevado: Abrantes, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Golegã e Salvaterra de Magos. Vila Nova da Barquinha.

Concelhos de Risco Muito ElevadoAlcanena, Alpiarça, Benavente, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém e Tomar.

Concelhos de Risco Extremamente ElevadoFerreira do ZêzereMação e Torres Novas.

Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental

Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com novo Estado de Emergência a entrar a partir e prolongado até 01 de Março de 2021.
  • Dever de recolhimento obrigatório
  • Multas por incumprimento duplicam
  • Teletrabalho Obrigatório
  • Escolas em modo online a partir de 8 de Fevereiro
  • Fecho de fronteiras
  • Voos para fora vão ter restrições
  • Níveis de risco foram atualizados a nível nacional, com os concelhos de risco extremamente elevado a terem uma forte quebra.




PJCruz ANF-MAF

Comentários