Distrito de Santarém com mais 58 óbitos e 316 novos doentes infetados | Recuperaram 322 pessoas | Abrantes tem mais 4 mortes e 23 novos casos positivos em 24 horas
Saúde | Os dados recolhidos de Quarta 03/02/2021 no Distrito de Santarém revelam mais 316 novos doentes infetados e foram reportadas mais 58 mortes por Covid-19, a lamentar. Existiu uma atualização de dados nos concelhos do ACES do Médio Tejo. Por outro lado, recuperaram da infeção 322 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 63 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 4 mortes e 23 novos casos positivos nas últimas 24 horas.
![]() |
| DR |
Os números não param de aumentar, com as infeções a espelharem-se no seio da comunidade, em lares, casas de acolhimento para idosos, escolas, creches, equipas de futebol, entre outras, atingidas pelo vírus Covid-19. A continuação do fecho das escolas, com a retoma das aulas online a partir de 8 de Fevereiro. Fecho de fronteiras está ativo.
- De salientar o número de casos positivos que voltou a aumentar, com o Distrito a ter já mais 24 mil e 500 casos no seu total.
- O número de óbitos a lamentar a chegar perto das 600, com uma atualização dos concelhos do ACES do Médio Tejo, a ter mais 49 mortes por Covid-19.
- As vigilâncias ativas pelas autoridades de saúde locais, voltaram a ter um pequeno aumento, pessoas em isolamento profilático, algumas assintomáticas, outras á espera do resultado do teste PCR, segundo as autoridades de saúde o mais eficaz para comprovar a exposição da pessoa ao vírus e a sua infeção pelo mesmo.
Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:
No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 117 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Abrantes (23), Alcanena (9), Entroncamento (1), Ferreira do Zêzere (7), Ourém (27), Sardoal (3), Tomar (28), Torres Novas (16) e Vila Nova da Barquinha (3).
Foi novamente feita uma atualização do número de mortes por Covid~19 e foram reportadas mais 49, com os óbitos verificados nos concelhos de: Abrantes (4), Alcanena (4), Entroncamento (2), Ferreira do Zêzere (4), Mação (1), Ourém (14), Tomar (6), Torres Novas (13) e Vila Nova da Barquinha (1).
O número de pessoas recuperadas manteve-se e 32 pessoas saíram de vigilância ativa pelas autoridades de saúde em vários concelhos deste ACES.
Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 11.781 casos positivos, já recuperam da infeção 6.606 pessoas, a lamentar a ocorrência de 226 (=) óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 4.900 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.
São 638 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Os 275 (+49) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (63), Abrantes (50), Torres Novas (49), Tomar (34), Alcanena (27), Entroncamento (16), Mação (13), Ferreira do Zêzere (11), Vila Nova da Barquinha (6), Constância (3) e Sardoal (3).
* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Foram reportados mais 7 óbitos, a lamentar, os mesmos nos concelhos do Cartaxo (1), Chamusca (1), Coruche (1) e Santarém (4)..
Mais 232 pessoas recuperaram da doença, e mais 205 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 10.758 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 7.885 pessoas, a lamentar 283 (+7) óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 2.590 pessoas.
Estão em vigilância ativa 1.332 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.
Os 276 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (107), Coruche (47), Rio Maior (42), Almeirim (22), Salvaterra (19), Chamusca (14), Cartaxo (14), Golegã (9) e Alpiarça (4).
**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo, em dados reportados com um delay de 24 horas, foram mais 47 os novos casos positivos, mais 90 pessoas recuperaram da infeção e mais 110 pessoas saíram de vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Mais 2 óbitos a lamentar foram reportados neste concelho.
Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 1.929 casos positivos, destes já recuperaram 1.214 pessoas, a lamentar a ocorrência de 39 (+2) óbitos, estando assim ainda ativos 739 pacientes.
São 420 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.
*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.
Nos totais acumulados do Distrito de Santarém foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 316 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 24.468 casos positivos.
Foram reportados mais 58 óbitos a lamentar, estando o Distrito com um total acumulado de 597 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 322 pessoas, num total de 15.705 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 8.166 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 63 pessoas entraram em vigilância ativa, somando agora um total de 2.390 sob controlo das autoridades locais de saúde.
Foram reportados mais 58 óbitos a lamentar, estando o Distrito com um total acumulado de 597 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 322 pessoas, num total de 15.705 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 8.166 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 63 pessoas entraram em vigilância ativa, somando agora um total de 2.390 sob controlo das autoridades locais de saúde.
Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:
O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 14 de Fevereiro de 2021 é o seguinte:
Concelhos de Risco Extremamente Elevado: Abrantes, Alcanena, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra, Santarém, Sardoal, Tomar e Torres Novas.
Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental
Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com novo Estado de Emergência a entrar a partir e prolongado até 14 de Fevereiro de 2021.
- Dever de recolhimento obrigatório
- Multas por incumprimento duplicam
- Teletrabalho Obrigatório
- Escolas em modo online a partir de 8 de Fevereiro
- Fecho de fronteiras
- Voos para fora vão ter restrições
- Entretanto nos últimos dados divulgados, Portugal é o país com o maior número de casos por milhão de habitantes, Proteja-se
PJCruz ANF-MAF






Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.