Pesquisar neste blogue

Judoca Jorge Fonseca conquista a 1.ª medalha de Bronze para Portugal nos Jogos Olimpicos de Tóquio2020

O português Jorge Fonseca venceu esta quinta-feira, 29 de julho, a medalha de bronze no judo, na categoria de -100kg. O judoca do Sporting derrotou o canadiano Shady Elnahas, oitavo do ranking mundial, naquele que foi o quarto e último combate que disputou nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Jorge Fonseca Bronze Tóquio2020 | DR

Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta que no Rio2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 39 segundos do fim.

egundo no ranking mundial, o atleta português acabou por ser relegado para a luta pela medalha de bronze, após perder nas meias-finais diante do sul-coreano Cho Guham, por waza-ari, a 15 segundos do fim.

A jornada tinha começado com um ippon frente ao belga Toma Nikiforov, após 17 segundos de combate, avançando depois para as meias-finais ao derrotar o russo Niiaz Iliasov, num combate mais desgastante, decidido no "golden score".

Esta é a primeira medalha para Portugal na competição que está a ser disputada no Japão e a 25.ª conquistada pelo desporto português na história dos Jogos Olímpicos. O país passa a contar com quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze. Três delas no judo: Telma Monteiro (-57 kg) no Rio2016, Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney2000, e agora Jorge Fonseca em Tóquio.

Texto: PJCruz - MD/ANF

Comentários