Concelhos de Abrantes (4) e Constância (4) com novos casos positivos | Distrito de Santarém conta com mais 78 novos infetados e 27 Recuperados da Covid-19

Nos dados epidemiológicos referentes aos 21 concelhos que compõem o Distrito de Santarém, referentes a quarta-feira, 21 de Julho de 2021, podemos verificar que, os casos positivos tiveram uma forte subida face ao dia anterior, o número de pessoas recuperadas foi inferior, aumentando o número de pessoas que se encontram ativas com Covid-19. Já as vigilâncias ativas tiveram uma nova subida. Os concelhos de Abrantes e Constância voltaram a ter novos casos positivos. Distrito de Santarém passa os 30 mil casos confirmados desde o inicio da pandemia.

DR

Nos dados reportados referentes às últimas 24 horas, no Distrito de Santarém, foram reportados mais 78 casos positivos, 27 pessoas recuperaram da infeção pela Covid-19 e são menos 26 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

A nível local, o concelho de Abrantes teve 4 novos casos positivos, estando com 37 ativos, o concelho de Constância teve 4 novos casos positivos, estando com 41 ativos, Mação não teve novos casos, está com 13 pessoas ativas e o Sardoal está com 2 pessoas ativas.

Estamos dentro do estado de calamidade, com os números a subirem, apesar da vacinação, o vírus continua em atividade, agora com várias variantes, pelo que devemos continuar a seguir as normas da DGS, para sua proteção e para proteção dos outros, como o uso da máscara, o distanciamento social, a desinfeção das mãos, bem como respeitar os horários e todas as indicações às entradas das zonas comerciais, e se sentir algum dos sintomas, deverá contactar de imediato a linha de saúde (808 24 24 24).

Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:


No ACES do Médio Tejo, foi registado mais 28 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos nos concelhos de:  Abrantes (4), Alcanena (2), Constância (4), Entroncamento (1), Ferreira do Zêzere (1), Ourém (4), Tomar (4), Torres Novas (7) e Vila Nova da Barquinha (1).

Não houve registo de novos óbitos, manteve-se sem alteração o número de pessoas recuperadas, aumentando assim o número de casos ativos (390) de infetados pelo vírus. Está menos pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os concelhos deste ACES apresentam agora todos casos ativos com o vírus, nesta área de intervenção.

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 13.606 casos positivos, já recuperam da infeção 12.837 pessoas, estando ainda ativas 390 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.

São 455 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 379 (-) óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (83), Abrantes (69), Torres Novas (60), Tomar (56), Alcanena (39), Entroncamento (23), Ferreira do Zêzere (17), Mação (14), Vila Nova da Barquinha (9), Sardoal (5) e Constância (3).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.


No ACES da Lezíria foi reportado 40 novos casos positivos, os mesmos nos concelhos de: Almeirim (6), Cartaxo (2), Chamusca (6), Coruche (6), Rio Maior (8), Salvaterra de Magos (4) e Santarém (8).

Recuperaram 20 pessoas da infeção, e são menos 13 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde nas últimas 24H.

Todos os concelhos estão com casos ativos, na área de intervenção deste ACES.

Em resumo, já foram confirmados 13.888 casos positivos de infeção pelo vírus, destas já recuperaram da doença 13.235 pessoas, a lamentar 396 óbitos reportados, estando assim ainda ativas com o vírus 257 pessoas.

Estão em vigilância ativa 318 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 396 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (152), Coruche (66), Rio Maior (53), Salvaterra de Magos (34), Almeirim (34), Cartaxo (23), Chamusca (18), Golegã (10) e Alpiarça (6).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.



No concelho de Benavente, incluído no ACES do Estuário do Tejo, foram reportados mais 10 novos casos positivos, 7 pessoas recuperadas e menos 2 pessoas em vigilância pelas autoridades locais de saúde nas últimas 24 horas

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 2.514 casos positivos, destes já recuperaram 2.363 pessoas, a lamentar a ocorrência de 88 (-) óbitos, estando ainda ativos 63 pessoas com a infeção.

Estão 120 pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.




Nos totais acumulados do Distrito de Santarém existe agora um total acumulado de 30.008 casos confirmados, foram contabilizadas 863 mortes, a lamentar, já recuperaram da infeção 28.435 pessoas, estando assim ainda ativas em todo o distrito 710 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Em vigilância ativa, estão agora 893 sob controlo das autoridades locais de saúde.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:

quadro dados distrito de santarém

Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.


Texto: PJCruz - MD/ANF


Powered by FeedBurner

Comentários