Distrito de Santarém conta com mais 379 pessoas infetadas ultrapassando o total de de 20 mil infetados | Recuperaram 185 pessoas | Abrantes com mais 29 infetados pelo vírus
Saúde | Os dados recolhidos de Domingo dia 24/01/2021 no Distrito de Santarém revelam mais 379 novos doentes infetados por Covid-19, ultrapassando um acumulado de 20 mil casos positivos. Recuperaram da infeção pelo vírus 215 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 304 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 29 novos casos positivos nas últimas 24 horas.
Os números não param de aumentar, com as infeções a espelharem-se no seio da comunidade, em lares, casas de acolhimento para idosos, escolas, creches, equipas de futebol, entre outras, atingidas pelo vírus Covid-19, num período após as festividades do Natal e Ano Novo. O contágio pela comunidade escolar não para de aumentar pelo que, o fecho das escolas é inevitável e sem a componente letiva num período de 15 dias.
- No Distrito de Santarém existem 126 turmas de vários agrupamentos escolares em confinamento.
- De salientar o elevado aumento de casos positivos pelo 22.º dia consecutivo, com o Distrito a ter já mais 20 mil casos no seu total e o número de óbitos a lamentar já passa dos trezentos.
- Um forte indicador destes números é também a subida das vigilâncias ativas pelas autoridades de saúde locais, pessoas em isolamento profilático, algumas assintomáticas, outras á espera do resultado do teste PCR, segundo as autoridades de saúde o mais eficaz para comprovar a exposição da pessoa ao vírus e a sua infeção pelo mesmo.
Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:.
No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 270 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Abrantes (29), Alcanena (17), Entroncamento (15), Ferreira do Zêzere (9), Mação (2), Ourém (46), Sardoal (11), Tomar (71), Torres Novas (30) e Vila Nova da Barquinha (5).
Numa atualização de dados feita pelo ACES do Médio Tejo, foram reportados mais 34 óbitos no último boletim informativo. Ou contrário de outros ACES que reportam diariamente as mortes por Covid-19, este só apresenta os seus de tempos a tempos, o que provoca quando existem atualizações os números sejam mais elevados.
Os 34 óbitos por COvid-19 a lamentar, foram reportados nos concelhos de Abrantes (8), Alcanena (1), Ferreira do Zêzere (2), Mação (2), Ourém (8), Tomar (5), Torres Novas (7) e Vila Nova da Barquinha (1).
Mais 162 pessoas recuperaram da infeção pelo vírus, em vários concelhos deste ACES e mais 25 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde em vários concelhos deste ACES.
Em resumo na área de influência deste ACES, com os 270 novos doentes infetados nas últimas 24 horas, já foram confirmados 9.888 casos positivos, já recuperam da infeção 5.702 pessoas, a lamentar a ocorrência de 176 óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 4.010 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.
São 988 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Os 176 óbitos foram reportados nos concelhos: Abrantes (41), Ourém (34), Torres Novas (26), Tomar (21), Alcanena (20), Entroncamento (12), Mação (8), Ferreira do Zêzere (4), Vila Nova da Barquinha (4), Constância (3) e Sardoal (3).
* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Mais 23 pessoas recuperaram da doença, e mais 179 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 8.495 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 5.843 pessoas, a lamentar 183 óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 2.469 pessoas.
Estão em vigilância ativa 3.069 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.
Os 183 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (74), Coruche (30), Rio Maior (25), Almeirim (13), Chamusca (13), Salvaterra (10), Golegã (7), Cartaxo (7) e Alpiarça (4).
**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo foram reportados mais 39 novos casos positivos nas últimas 24 horas, mais 30 pessoas recuperaram da infeção e mais -- pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 1.560 casos positivos, destes já recuperaram 934 pessoas, a lamentar a ocorrência de 19 (=) óbitos, estando assim ainda ativos 607 pacientes.
São 704 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.
*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.
Nos totais acumulados do Distrito de Santarém foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 379 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 20.168 casos positivos.
Não houve óbitos reportados, estando o Distrito com um total acumulado de 378 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 215 pessoas, num total de 12.479 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 7.302 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 304 pessoas entraram em vigilância ativa, somando agora um total de 4.557 sob controlo das autoridades locais de saúde.
Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:
O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 30 de Janeiro de 2021 é o seguinte:
Concelhos de Risco Moderado: Coruche e Sardoal.
Concelhos de Risco Elevado: Abrantes e Salvaterra.
Concelhos de Risco Muito Elevado: Alcanena, Alpiarça, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Vila Nova da Barquinha,
Concelhos de Risco Extremamente Elevado: Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.
Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental
Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com o Estado de Emergência prolongado até 30 de Janeiro de 2021.
Dever de recolhimento obrigatório
Multas por incumprimento duplicam
Teletrabalho Obrigatório
Escolas em pleno funcionamento
Entretanto nos últimos dados divulgados, Portugal é o país com o maior número de casos por milhão de habitantes, Proteja-se
.
PJCruz ANF-MAF






Comentários
Enviar um comentário
Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.