Pesquisar neste blogue

Distrito de Santarém com mais 3 mortes e 476 novos doentes infetados | Recuperaram 96 Pessoas | Abrantes tem mais 11 casos positivos

Saúde | Os dados recolhidos de Domingo 31/01/2021 no Distrito de Santarém revelam mais 476 novos doentes infetados por Covid-19. Foram reportados mais 3 óbitos a lamentar. Recuperaram da infeção 96 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 193 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 11 novos casos positivos nas últimas 24 horas.

DR

De salientar o elevado aumento de casos positivos pelo 30.º dia consecutivo, com o Distrito a ter já mais 23 mil casos no seu total e o número de óbitos a ultrapassar as 500 mortes por Covid-19. Os números não param de aumentar, com as infeções a espelharem-se no seio da comunidade, em lares, casas de acolhimento para idosos, escolas, creches, equipas de futebol, entre outras, atingidas pelo vírus Covid-19. A continuação do fecho das escolas, com a retoma das aulas online a partir de 8 de Fevereiro. Fecho de fronteiras está ativo.

  • Um bom indicador é a descida das vigilâncias ativas pelas autoridades de saúde locais, pessoas em isolamento profilático, algumas assintomáticas, outras á espera do resultado do teste PCR, segundo as autoridades de saúde o mais eficaz para comprovar a exposição da pessoa ao vírus e a sua infeção pelo mesmo.


Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:.

No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 184 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Abrantes (11), Alcanena (11), Entroncamento (9), Ferreira do Zêzere (59), Mação (4), Ourém (33), Tomar (34), Torres Novas (20) e Vila Nova da Barquinha (3).

Não foram reveladas novas pessoas recuperadas da infeção pelo vírus e mantiveram-se as vigilância ativa pelas autoridades de saúde em vários concelhos deste ACES.

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram confirmados 11.539 casos positivos, já recuperam da infeção 5.988 pessoas, a lamentar a ocorrência de 226 (=) óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 5.325 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.

São 823 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 226 óbitos foram reportados nos concelhos: Ourém (49), Abrantes (46), Torres Novas (36), Tomar (28)Alcanena (23), Entroncamento (14), Mação (12), Ferreira do Zêzere (7), Vila Nova da Barquinha (4)Constância (3) e Sardoal (3).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.


No ACES da Lezíria, foram mais 232 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos reportados nos concelhos de: Almeirim (22), Alpiarça (3), Cartaxo (13), Chamusca (4), Coruche (43), Golegã (0), Rio Maior (44), Salvaterra de Magos (34) e Santarém (69).

Foram reportados mais 3 óbitos, os mesmos nos concelhos do Cartaxo (1), Rio Maior (1) e Salvaterra.

Mais 89 pessoas recuperaram da doença, e mais 140 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 10.387 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 7.126 pessoas, a lamentar 242 (+3) óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 3.019 pessoas.

Estão em vigilância ativa 1.551 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.

Os 242 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (95), Coruche (43), Rio Maior (35)Almeirim (16), Salvaterra (16)Chamusca (13), Cartaxo (12), Golegã (8) Alpiarça (4).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.



No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo foram reportados mais 60 novos casos positivos nas últimas 24 horas, mais 7 pessoas recuperaram da infeção e mais 53 pessoas saíram da vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 1.864 casos positivos, destes já recuperaram 1.091 pessoas, a lamentar a ocorrência de 34 () óbitos, estando assim ainda ativos 739 pacientes.

São 487 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém, abrangendo as freguesias de Barrosa, Benavente, Santo Estevão e Samora Correia.

Nos totais parciais acumulados do Distrito de Santarém, sem dados do municípios de Benavente, foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 476 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 23.790 casos positivos.
Foram reportados mais 3 óbitos a lamentar, estando o Distrito com um total acumulado de 502 mortes por Covid-19.
Recuperaram mais 96 pessoas, num total de 14.205 reabilitações da infeção pelo vírus.
Estão ainda ativas em todo o distrito 9.083 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 193 pessoas entraram em vigilância ativa, somando agora um total de 2.861 sob controlo das autoridades locais de saúde.

Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:




O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 14 de Fevereiro de 2021 é o seguinte:

Concelhos de Risco ModeradoCoruche e Sardoal.

Concelhos de Risco Elevado: Abrantes e Salvaterra.

Concelhos de Risco Muito ElevadoAlcanena, Alpiarça, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Vila Nova da Barquinha, 

Concelhos de Risco Extremamente Elevado: Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.

Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental

Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com novo Estado de Emergência a entrar a partir e prolongado até 14 de Fevereiro de 2021.
  • Dever de recolhimento obrigatório
  • Multas por incumprimento duplicam
  • Teletrabalho Obrigatório
  • Escolas em modo online a partir de 8 de Fevereiro
  • Fecho de fronteiras
  • Voos para fora vão ter restrições
  • Entretanto nos últimos dados divulgados, Portugal é o país com o maior número de casos por milhão de habitantes, Proteja-se
.




PJCruz ANF-MAF

Comentários