Pesquisar neste blogue

Distrito de Santarém com mais 181 novos doentes infetados e 5 óbitos a lamentar | Recuperaram 102 pessoas | Abrantes tem mais 6 novos doentes infetados

Saúde | O Distrito de Santarém contabiliza este dia 30 de Dezembro mais 181 novos doentes infetados, mais 5 óbitos a lamentar, recuperaram da doença 102 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 111 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 6 novos casos positivos.


DR


Continua a ser tomada a vacina pelos profissionais de saúde dos Hospitais e centros de saúde do distrito. No dia em que se soube que um enfermeiro inglês contraiu Covid-19 após a toma da vacina, será a mesma eficaz?. Foram hoje reportados mais 5 óbitos nos concelhos do ACES da Lezíria e do Estuário do Tejo. De salientar o aumento de doentes recuperados e das pessoas em vigilância ativa pelas autoridades de saúde locais.

Em resumo, os dados no distrito de Santarém foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 181 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2.

Os mesmos nos concelhos de: Abrantes (1), Entroncamento (4), Ferreira do Zêzere (3), Ourém (9), Tomar (4), Torres Novas (5), Benavente (14), Alpiarça (3), Cartaxo (1), Chamusca (3), Coruche (9), Rio Maior (12), Salvaterra (2) e Santarém (7).

Foram confirmados mais 5 óbitos a lamentar.

Recuperaram no total do Distrito 102 pessoas e mais 111 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Desde o inicio da pandemia o Distrito contabiliza 9.711 casos confirmados de Covid-19. Já recuperaram 7.935 da infeção pelo SARS-COV-2, foram confirmados 270 óbitos a lamentar, estando assim ainda ativos 1.506 pacientes, num forte decréscimo devido ao grande número de recuperados pela infeção.
Estão em vigilância ativa pelas autoridades de saúde, estando no total 1.755 pessoas sob observação.


Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com o Estado de Emergência prolongado até 7 de Janeiro de 2021, com o período de Ano Novo a ter restrições mais agravadas com o recolher obrigatório na noite de passagem de ano pelas 23 horas e nos primeiros 3 dias de Janeiro a ser ás 13 horas.

Em seguida são apresentados os dados por cada agrupamento de centros de saúde e os concelhos inerentes aos mesmos, no final um quadro resumo e ainda a indicação dos riscos inerentes a cada concelho em vigor, seguindo os links poderão ser vistas as medidas para cada nível atribuído em função dos casos ativos por 100 mil habitantes, á altura da classificação feita pelas autoridades de saúde.

No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 130 os casos positivos reportados, nos concelhos de: Abrantes (6), Alcanena (6), Constância (3), Entroncamento (9), Ferreira do Zêzere (12), Mação (1), Ourém (33), Tomar (11), Torres Novas (46) e Vila Nova da Barquinha (3).

O número de doentes recuperados não sofreu alterações, e mais 36 entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde em vários concelhos deste ACES.

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram contactadas 5.575 pessoas, destas 4.477 tiveram resultado positivo, já recuperam da infeção 3.428 pessoas, a lamentar a ocorrência de 129 óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 790 infetadas pelo SARS-COV-2.

São 831 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 129 óbitos foram reportados nos concelhos: Abrantes (24), Alcanena (24), Torres Novas (19), Entroncamento (18), Ourém (17), Tomar (15), Mação (5), Constância (3), Vila Nova da Barquinha (2), Ferreira do Zêzere (1) e Sardoal (1).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

No ACES da Lezíria, foram mais 37 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos reportados nos concelhos de: Alpiarça (3), Cartaxo (1), Chamusca (3), Coruche (9), Rio Maior (12), Salvaterra (2) e Santarém (7).

Mais 4 óbitos forma reportados, 1 no concelho da Golegã, 2 no concelho de Rio Maior e 1 no concelho de Santarém.

Mais 75 pessoas recuperaram da doença, e mais 130 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 4.669 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 3.906 pessoas, a lamentar 130 óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 633
pessoas.

Estão em vigilância ativa 831 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde.

Os 130 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (52), Coruche (27), Rio Maior (14), Chamusca (11), Almeirim (7), Cartaxo (6), Salvaterra (5), Alpiarça (4) Golegã (4).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo foram reportados mais 14 novos casos positivos nas últimas 24 horas, mais 1 óbito a lamentar, 30 pessoas recuperaram da infeção pelo vírus e mais 12 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 695 casos positivos, destes já recuperaram 601 pessoas, a lamentar a ocorrência de 11 óbitos, estando assim ainda ativos 83 pacientes.

São 156 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém.


Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:




O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até até ao dia 7 de Janeiro de 2021 é o seguinte:

Concelhos de Risco ModeradoAlmeirim, Benavente, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Concelhos de Risco Elevado: Abrantes, Alcanena, Cartaxo, Golegã, Ourém, Rio Maior, Salvaterra, Santarém e Torres Novas.




PJCruz ANF-MAF

Comentários