Pesquisar neste blogue

Distrito de Santarém com mais 1 óbito (Mação) e 96 casos positivos e 93 Recuperados da Covid-19 | Abrantes apresenta mais 8 casos positivos

Saúde | O Distrito de Santarém contabiliza este dia 28 de Dezembro mais 96 novos doentes infetados, mais 1 óbito a lamentar no concelho de Mação, recuperaram da doença 93 pessoas nas últimas 24 horas. Mais 78 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 8 novos casos positivos.

DR

Voltou o subir o número de doentes infetados, sem óbitos reportados em todo o Distrito de Santarém. Após uns dias mais calmos, em torno da quadra natalícia, os dados voltam a ter um crescendo, com as vigilâncias ativas, também, a aumentar.
Também a coordenadora local do ACES do Médio tejo testou positivo, bem como o seu conjugue, estando agora a cumprir a quarentena no seu domicilio.
Mais 1 óbito a lamentar, ocorrido no concelho de Mação, que soma um total de 5 mortes por Covid-19.

Em resumo, os dados no distrito de Santarém foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 96 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2.

Os mesmos nos concelhos de: Abrantes (8), Alcanena (5), Constância (1), Entroncamento (6), Ourém (5), Tomar (9), Torres Novas (22)., Benavente (6), Almeirim (3), Alpiarça (1), Cartaxo (8), Chamusca (1), Golegã (2), Rio Maior (3), Salvaterra (2) e Santarém (14).

Desde o inicio da pandemia o Distrito contabiliza 9.605 casos confirmados de Covid-19. Já recuperaram 7.738 da infeção pelo SARS-COV-2, foram confirmados 262 óbitos a lamentar, estando assim ainda ativos 1.605 pacientes, num forte decréscimo devido ao grande número de recuperados pela infeção.

Mais 78 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde, estando no total 1.716 pessoas sob observação.


Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.
Estamos em período de restrições, com o Estado de Emergência prolongado até 7 de Janeiro de 2021, com o período de Ano Novo a ter restrições mais agravadas com o recolher obrigatório na noite de passagem de ano pelas 23 horas e nos primeiros 3 dias de Janeiro a ser ás 13 horas.

Em seguida são apresentados os dados por cada agrupamento de centros de saúde e os concelhos inerentes aos mesmos, no final um quadro resumo e ainda a indicação dos riscos inerentes a cada concelho em vigor, seguindo os links poderão ser vistas as medidas para cada nível atribuído em função dos casos ativos por 100 mil habitantes, á altura da classificação feita pelas autoridades de saúde.

No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 56 os casos positivos reportados, nos concelhos de: Abrantes (8), Alcanena (5), Constância (1), Entroncamento (6), Ourém (5), Tomar (9) e Torres Novas (22).

Um óbito foi reportado no concelho de Mação que eleva para um total de 5 mortes a lamentar por Covid-19.

São 49 os doentes recuperados, ambos no concelho de Ourém, e mais 43 entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde.

Em resumo na área de influência deste ACES, já foram contactadas 5.476 pessoas, destas 4.321 tiveram resultado positivo, já recuperam da infeção 3.408 pessoas, a lamentar a ocorrência de 129 óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 784 infetadas pelo SARS-COV-2.

São 773 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Os 129 óbitos foram reportados nos concelhos: Abrantes (24), Alcanena (24), Torres Novas (19), Entroncamento (18), Ourém (17), Tomar (15), Mação (5), Constância (3), Vila Nova da Barquinha (2), Ferreira do Zêzere (1) e Sardoal (1).

* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

No ACES da Lezíria, foram mais 34 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos reportados nos concelhos de: Almeirim (3), Alpiarça (1), Cartaxo (8), Chamusca (1), Golegã (2), Rio Maior (3), Salvaterra (2) e Santarém (14).

Mais 37 pessoas recuperaram da doença, e mais 31 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 4.605 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 3.759 pessoas, a lamentar 123 óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 723
pessoas.

Estão em vigilância ativa 795 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde.

Os 123 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (50), Coruche (26), Rio Maior (12), Chamusca (11), Almeirim (7), Cartaxo (6), Salvaterra (5), Alpiarça (4) e Golegã (2).

**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo foram reportados mais 6 novos casos positivos nas últimas 24 horas, mais 7 pessoas recuperaram da infeção pelo vírus e mais 5 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.

Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 679 casos positivos, destes já recuperaram 571 pessoas, a lamentar a ocorrência de 10 óbitos, estando assim ainda ativos 99 pacientes.

São 148 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.

*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém.


Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:




O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até até ao dia 7 de Janeiro de 2021 é o seguinte:

Concelhos de Risco ModeradoAlmeirim, Benavente, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Concelhos de Risco Elevado: Abrantes, Alcanena, Cartaxo, Golegã, Ourém, Rio Maior, Salvaterra, Santarém e Torres Novas.




PJCruz ANF-MAF

Comentários